Amazonas Destaques Manaus

Crianças e jovens do bairro Alvorada concluem oficina de Audiovisual

A turma com crianças e jovens de 6 a 16 anos, moradores do bairro Alvorada, concluiu a semana de aulas de iniciação ao mundo das produções audiovisuais, no período de 26 a 29/4, na escola municipal Cândido Honório, por meio do edital “Manaus Faz Cultura”, da Prefeitura de Manaus, lançado pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura) com o apoio da Fundação Municipal de Cultura,  Turismo e Eventos(Manauscult).

O ator e diretor Amaury Lorenzo, atualmente participando da novela da Globo, “Além da Ilusão”, ministrou aulas de atuação e direção, além de participar da entrega dos certificados na noite de sexta-feira, 29/4. A oficina foi feita  por atores, diretores, produtores e psicólogo, no período da noite, na companhia de pais e responsáveis.

O vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, participou do evento de encerramento e anunciou a continuação do projeto “Manaus Faz Cultura”, gerido pelo Conselho e outros por meio da Manauscult. “O compromisso do prefeito David Almeida está sendo cumprido nos editais lançados pelo Concultura e Manauscult desde o ano passado e já será lançado nos próximos meses novamente como continuação dessa política inovadora de levar cultura à periferia de Manaus”, afirmou.

O ator Amaury Lorenzo afirmou que a função da arte é descentralizar e ser periférica para atender às necessidades das pessoas que precisam dessa força de transformação. “Quando a gente tem esporte, arte na periferia, se tem cidadania com formação de indivíduo, mesmo que o jovem não venha a ser ator, ele será um cidadão melhor”, disse. Ele reafirmou a fé de que a arte resgata as pessoas da desesperança, do crime, de questões negativas e insere o indivíduo na sociedade. “Estou orgulhoso de participar de um projeto dessa importância de política pública realizada pela prefeitura, preocupada em descentralizar a cultura e valorizar a potência que tem o povo brasileiro”.

A proponente do projeto “Conhecendo o Audiovisual”, a atriz e produtora Bitta Catão destacou que seu objetivo é inserir novos talentos no mercado poderoso do Audiovisual que alcança a publicidade, cinema, televisão e Internet. “Conheço produtores e diretores do Rio de Janeiro que sempre me consultam para montar elenco de várias produções e não indicar jovens atores e atrizes que não estejam preparadas, e por isso, esse edital veio ao encontro dessa necessidade e demanda e resolvi montar um curso no meu bairro revelando talentos muito especiais”, explicou.

Catão contou que está muito motivada e vai inscrever novos projetos para continuar a preparar os talentos, com a ajuda dos pais que acompanha os filhos e veem valor nessa atividade para o futuro da garotada. Ela agradece também a participação do ator Matheus Nachtergaele que gravou vídeo incentivando a garotada.

Talentos

Apontada pelo diretor Lorenzo como um talento potencial muito forte a pré-adolescente Rani Cavalcante Silva, 12 anos, contou nunca ter pensado em atuar, mas quando fez a aula de atuação sentiu algo muito especial. “Gostei muito de atuar, me senti muito diferente, fiquei muito alegre porque consegui representar e me senti muito realizada”. A mãe, a fonoaudióloga Claudia Regina Cavalcante, achou maravilhosa a participação da filha, que já estuda violino e sempre gostou de dançar. “Desde o primeiro dia, ela disse ter amado a aula e que queria fazer isso. Estou um pouco assustada por ser tudo novo, mas se ela quer e gosta, amém”.

— — —

Texto e fotos – Cristóvão Nonato/Concultura

Publicações relacionadas

Em coletiva, Daniela Assayag confirma que participou de reunião na Susam

Redação

Mais de 270 policiais militares reforçaram segurança da capital em operação neste fim de semana

Redação

Após mudança no processo de habilitação, saiba como tirar e renovar a CNH

Redação

Deixe um comentário