Amazonas Destaques Educação

Cresce a busca por cursos superiores tecnológicos: o coordenador de cursos tecnólogos e especialista, Roberto Júnior, destaca os diferenciais da área

Os tecnológicos são cursos, em geral, mais curtos (2 a 3 anos), com disciplinas mais práticas e voltadas para o mercado de trabalho.

A procura por qualificação técnica para exercer uma profissão é o principal propósito de quem busca por cursos superiores tecnológicos. Os dados do Censo de Educação Superior 2018 comprovam essa afirmação, mais de um milhão de estudantes estão matriculados em cursos tecnológicos, crescimento de 103% se comparado ao censo de 2008, em que apenas 539 mil estavam matriculados.

Segundo o coordenador dos cursos Tecnólogos do Centro Universitário Fametro, Roberto Júnior “o Ministério da Educação (MEC), autoriza que os alunos de cursos tecnólogos recebam o diploma em graduação superior semelhante aos graduados em cursos de licenciatura e bacharelado”. Atualmente, a Fametro oferece cursos na modalidade tecnólogos, entre os cursos de Logística, Recursos Humanos e Marketing.

De acordo com o coordenador Roberto Júnior, a metodologia de ensino dos tecnólogos é mais focada em disciplinas especificas voltadas para o mercado de trabalho, no tecnólogo de Logística, por exemplo, os acadêmicos aprendem como atuar na área de logística da empresa planejando e coordenando a movimentação física e de informações multimodais de transporte. Roberto Júnior ressalta ainda que “Os egressos em tecnólogo podem fazer cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, além de poder participar de concursos públicos”.

Outro ponto importante destacado pelo coordenador é a valorização das empresas com os candidatos que possuem essa formação direcionada para um nicho de atuação e, podem entregar um trabalho diferenciado. Normalmente quem escolhe esse formato já sabe onde deseja atuar, se o aluno consegue entender sobre comportamento do consumidor e se interessa por estratégias de mercadológicas, o curso ideal para ele é o Marketing.

A porta-estandarte do Boi Caprichoso e embaixadora da Fametro, Marcela Marialva, recentemente tornou-se aluna do curso de Marketing para se aperfeiçoar como profissional focando em sua carreira de influenciadora. “Escolhi Marketing justamente para me aperfeiçoar como profissional e por acreditar que essa área é essencial para qualquer segmento. Estou pronta para aproveitar o curso e futuramente me dedicar à profissão”, afirma.

Sobre a Fametro

O Centro Universitário Fametro, oferece mais de 40 cursos de graduação nas áreas de humanas, exatas e saúde, incluindo Logística, Recursos Humanos e Marketing. A Instituição conquistou, pelo quinto ano consecutivo, a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), índice considerado de excelência. A avaliação é feita pelo Ministério da Educação (MEC) e sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino. As notas vão de 1 a 5.

Os interessados em conhecer mais sobre os cursos podem acessar o site fametro.edu.br outras informações podem ser obtidas no telefone (92) 2101-1030.

Publicações relacionadas

Arthur diz que existe um preconceito estúpido contra a Zona Franca de Manaus e contra a Amazônia

Redação

Operação da PF mira esquema de tráfico internacional de pessoas em Manaus

Redação

Prefeitura de Manaus contesta governo sobre atenção básica de saúde

Redação