Amazonas Destaques Manaus

CPI da Saúde vai inspecionar o Hospital de Campanha da Nilton Lins

Manaus – A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) fará uma inspeção no Hospital de Campanha da Nilton Lins, na próxima sexta-feira (29), para verificar in loco o funcionamento da unidade hospitalar. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e contou com o apoio dos demais quatro membro da comissão.

“Ao invés de fazermos uma reunião na comissão na sexta, é melhor fazemos uma visita ao Hospital da Nilton Lins. Podemos ver item por item o funcionamento e ficar lá entre três e quatro horas para acompanhar e fiscalizar o atendimento e os equipamentos disponíveis”, frisou Barreto.

A proposta de inspecionar o Hospital de Campanha da Nilton Lins foi apresentada pelo deputado estadual Wilker Barreto e contou com apoio dos demais quatro membro da comissão (Foto: Michell Mello/Secom/Divulgação)

Na primeira reunião da CPI foi decidido ainda os suplentes: o primeiro suplente é o deputado estadual Felipe Souza (Patriota), segundo é a deputada Alessandra Campelo (MDB) e, terceiro, o deputado Dermilson Chagas (sem partido).

A comissão aprovou 17 requerimentos em discussão na tarde desta quarta-feira (27). Entre os documentos aprovados está um pedido de informações da Secretaria de Estado da Fazenda sobre os pagamentos de restos a pagar de anos anteriores que totalizam mais de R$ 750 milhões.

A CPI também irá solicitar do Ministério Público Federal (MPF) a cópia de relatório da Operação Maus Caminhos para verificar denúncias de desvios de mais de R$ 100 milhões da Saúde do Amazonas, verificadas em gestões anteriores.

A comissão aprovou ainda requerimento apresentado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) em que pede ofício à Secretaria de Estado da Fazenda solicitando cópias da nota fiscal emitida pela empresa FJAP e Cia. Ltda., relativa a venda de ventiladores à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Entre os cinco membros da Comissão, foram quatro votos a favor e apenas um contrário: do deputado estadual Dr. Gomes (PSC), da base aliada do governo do Estado.

Outro requerimento aprovado pela Comissão é a solicitação das mesmas notas fiscais da empresa FJAP no âmbito da Receita Federal.

Ainda na CPI da Saúde, foi aprovado o pedido de informações da Susam sobre os processos de aquisições de respiradores da secretaria. Novamente, houve voto contrário do deputado Dr. Gomes, que se manifestou afirmando que a Susam irá atender a demanda, independentemente do requerimento. Sobre o assunto, Wilker Barreto afirmou ter solicitado estas informações por meio de requerimento na ALE e não foi atendido e, por isto, voltou a fazer o pedido no âmbito da CPI.

Publicações relacionadas

Atraso de salários agrava crise nos hospitais públicos do Amazonas

Redação

Com repasses do FTI, Governo do Amazonas promoveu melhoria na saúde dos municípios em 2019

Redação

Paulo Guedes confirma prorrogação do auxílio emergencial

Redação

Deixe uma resposta