Amazonas Destaques Manaus

CPI da Pandemia quer retomar trabalhos ainda nesta semana

Novas frentes de investigações e novos depoimentos são programados para abrir a caixa preta da Susam

A CPI da Pandemia espera resolver ainda nesta quarta-feira (24/6) o último entrave jurídico para recomeçar os trabalhos de investigações das denúncias de corrupção na Secretaria de Estado da Saúde (Susam). Ou o Partido Progressistas retira a ação contra a designação dos membros da CPI como prometeu ontem, ou o desembargador Ari Moutinho, que está com o recurso impetrado pela Aleam, deve derrubar a liminar concedida pela juíza Onilza Abreu Gerth, repetindo a decisão que adotou ontem, mantendo a formação atual da CPI.

Os próximos depoimentos

A primeira reunião da CPI deve acontecer ainda nesta semana, segundo o presidente da CPI, deputado Delegado Péricles. Serão definidos os novos depoentes e um deles será o ordenador de despesas da Susam, Perseverando Garcia Filho, que entrou com mandado de segurança para ficar calado no depoimento à comissão. Até hoje, à Justiça não se pronunciou sobre a solicitação. Perseverando é considerado pessoa-chave para abrir de fato a caixa preta da Susam. Todas as compras de produtos, equipamentos e contratação de serviços passava por ele. E o fato de querer ficar caldo em depoimento na CPI é uma confissão de culpa, no entendimento do deputado Wilker Barreto.

João Paulo Marques

Mas há outras figuras que devem ser convocadas. Uma delas é o ex-secretário executivo da Susam, João Paulo Marques, exonerado do cargo no dia 8 de maio. Assim como Perseverando, João Paulo também é considerado peça-chave nesse quebra-cabeça

Novas frentes de investigação

A CPI já tem muita munição colhida em apenas duas semanas de trabalho. E a partir da reabertura, deve concentrar os trabalhos nas contratações de empresas prestadoras de serviços para o hospital da Nilton Lins. Uma rápida investigação identificou irregularidades em todas as 16 empresas contratadas pela Susam para atuar naquela unidade.  Mas os trabalhos da CPI vão mais além e muitos escândalos ainda devem chegar ao conhecimento do público nas próximas semanas.

Clima de velório na sede do Governo

O clima ontem (23) à tarde na sede do Governo, depois da decisão do desembargador Ari Moutinho em relação à CPI da Pandemia, era de velório. Assessores do governador Wilson Lima não escondiam o semblante de preocupação. Eles sabem que os trabalhos da comissão podem ferir de morte a frágil administração estadual.

Réveillon antecipado em Itacoatiara

O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto (PT) não economizou dinheiro para festejar a decisão da desembargadora Socorro Guedes, que o reconduziu ao cargo. A cidade viveu clima de réveillon com tantos fogos que Peixoto mandou soltar na cidade.

Hospital de campanha encerra atividades

Com o número de pacientes zerado, o hospital de campanha da Prefeitura de Manaus encerrou as atividades, oficialmente, nesta terça-feira (23/6), após 71 dias de funcionamento. A unidade, aberta às pressas pelo prefeito Artur Neto numa parceria com a iniciativa privada, por conta do colapso na rede de saúde causada pela pandemia, resultou na recuperação de 611 pacientes que, segundo a Prefeitura, representa 81% de êxito no tratamento no espaço.

Live de Garantido e Caprichoso

Conforme o Portal Único antecipou, Caprichoso e Garantido vão realizar live, diretamente do Bumbódromo, em Parintins, sábado, às 20h30. Todos os itens estarão presentes, mas as arquibancadas estarão vazias. A TV A Crítica vai transmitir.

Pressão contra desmatamento

Um grupo de investidores globais assinou esta semana carta aberta ao Brasil, expressando preocupação sobre a política ambiental no país e os direitos humanos. Juntos eles tem US$ 3,7 trilhões aplicados no mundo. Com esse poder de fogo podem ser ouvidos, porque na prática, a questão ambiental na Amazônia tem discursos mas pouca prática. Garimpos e extração desenfreada da madeira avançaram muito na região. Essas atividades são mortais para a região, não geram empregos e nem impostos.

Publicações relacionadas

PRIMEIRO CINE DRIVE-IN EM SHOPPING DA REGIÃO NORTE É PRODUZIDA E GERENCIADA PELA HYPE BRAZIL COMUNICAÇÃO

Redação

EUA ULTRAPASSAM ESPANHA E SÃO SEGUNDO PAÍS COM MAIS MORTES POR CORONAVÍRUS

Redação

Ao sair para comprar pão, pedreiro é assassinado com mais de dez tiros em beco na Compensa em Manaus

Redação

Deixe uma resposta