Amazonas Destaques Manaus

Coronavírus: Número de casos suspeitos chega a 33 no Amazonas, diz Governo; 27 são descartados

A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM) informou nesta terça-feira (17) que o número de casos suspeitos do novo coronavírus chegou a 33. Destes, 27 já foram descartados, cinco aguardam resultado e um foi confirmado, na última sexta-feira (13).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, os atuais cinco casos suspeitos até esta terça deram entrada na segunda-feira (16). Eles devem ter o resultado dos exames até esta quarta (18).

“Todos eles são pessoas que estiverem em países com situação de vírus e que procuraram as unidades de saúde, e o sistema de vigilância está muito ativo. Estamos investigando os casos”, informou ela.

Enquanto isso, a mulher de 39 anos que foi notificada como a primeira confirmação do Covid-19 já já saiu do período de transmissibilidade da doença.

No entanto, o Governo do Amazonas informou que ela não pode ser considerada como paciente curada. Para isso, é necessário que novos exames, após um período de 14 dias, testem negativo para o vírus.

“Ela continua em isolamento domiciliar, mesmo não representando mais risco de transmissão. Todas as pessoas que tiveram contato com ela foram monitoradas e nenhuma testou positivo para o Covid-19”, afirma o Governo do Amazonas.

Primeiro caso do Norte

O Amazonas teve o primeiro caso confirmado da doença na última sexta-feira (13). A mulher, de 39 anos, chegou de Londres no dia 11 de março.

Segundo a FVS, ela não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Desde então, medidas vem sendo adotadas por diversos órgãos como forma de prevenção por conta do vírus. Entre elas, o cancelamento de eventos para evitar aglomeração de pessoas, aulas em universidade pública, escolas municipais e estaduais – além da suspensão de viagens para servidores públicos do Governo do Estado para o exterior.

Publicações relacionadas

Covid-19 e falência da rede hospitalar criam pânico no Amazonas

Redação

Carros ficam submersos após chuva alagar estacionamento no Centro de Manaus

Redação

Início da vacinação pode ser definido em reunião

Redação

Deixe uma resposta