Amazonas Destaques Manaus

Coronavírus: Número de casos suspeitos chega a 33 no Amazonas, diz Governo; 27 são descartados

A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM) informou nesta terça-feira (17) que o número de casos suspeitos do novo coronavírus chegou a 33. Destes, 27 já foram descartados, cinco aguardam resultado e um foi confirmado, na última sexta-feira (13).

De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, os atuais cinco casos suspeitos até esta terça deram entrada na segunda-feira (16). Eles devem ter o resultado dos exames até esta quarta (18).

“Todos eles são pessoas que estiverem em países com situação de vírus e que procuraram as unidades de saúde, e o sistema de vigilância está muito ativo. Estamos investigando os casos”, informou ela.

Enquanto isso, a mulher de 39 anos que foi notificada como a primeira confirmação do Covid-19 já já saiu do período de transmissibilidade da doença.

No entanto, o Governo do Amazonas informou que ela não pode ser considerada como paciente curada. Para isso, é necessário que novos exames, após um período de 14 dias, testem negativo para o vírus.

“Ela continua em isolamento domiciliar, mesmo não representando mais risco de transmissão. Todas as pessoas que tiveram contato com ela foram monitoradas e nenhuma testou positivo para o Covid-19”, afirma o Governo do Amazonas.

Primeiro caso do Norte

O Amazonas teve o primeiro caso confirmado da doença na última sexta-feira (13). A mulher, de 39 anos, chegou de Londres no dia 11 de março.

Segundo a FVS, ela não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Desde então, medidas vem sendo adotadas por diversos órgãos como forma de prevenção por conta do vírus. Entre elas, o cancelamento de eventos para evitar aglomeração de pessoas, aulas em universidade pública, escolas municipais e estaduais – além da suspensão de viagens para servidores públicos do Governo do Estado para o exterior.

Publicações relacionadas

Plantão da Defensoria consegue autorização da Justiça para emissão de passaportes para adolescentes

Redação

Parintins aumenta toque de recolher e volta a proibir o funcionamento de bares e casas noturnas

Redação

Defensoria move ação contra o Estado do Amazonas por massacre em presídio em 2017

Redação

Deixe uma resposta