Amazonas Destaques Manaus

Comissão de Assuntos Municipais da Aleam orientou gestores em relação à Covid e desenvolvimento regional

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Comunder/ Aleam) dedicou suas atividades, ao longo de 2020, em apoiar os municípios em relação ao atendimento à Covid-19 no interior sem esquecer a questão do desenvolvimento regional.
Em abril do ano passado o presidente da Comissão, deputado estadual Fausto Junior (PV) orientou os prefeitos que comunicassem à Assembleia sobre o enfrentamento da Covid em seus municípios sobre a intenção de decretar Estado de Calamidade pública para que o Poder Legislativo estadual reconhecesse a situação e as prefeituras pudesse solicitar apoio tato do Governo Estadual quanto do Governo Federal.
Naquele momento Fausto esclareceu que apenas o comunicado à Defesa Civil não era o suficiente. “Para ter validade, a comunicação tem que ser feita à Assembleia Legislativa, que, por meio de um decreto, fará o reconhecimento do Estado de Calamidade. Várias prefeituras estavam comunicando apenas aos órgãos de Defesa Civil, por isso estamos orientando os prefeitos a agirem do modo certo”, acrescentou Fausto.
No mês seguinte, maio, ainda no pico da primeira onda de Covid no Amazonas, o deputado Cabo Maciel, membro da Comissão já alertava o secretário estadual de Saúde para o avanço da doença no interior para que redobrasse as atenções à saúde, já que os números mostravam que havia mais casos no interior que na capital.

Investir para desenvolver

A proposta de desenvolvimento mais defendida pela comissão em 2020 foi o fomento do setor primário como alavanca da economia no interior, como destacou o membro da comissão, deputado estadual Cabo Maciel (PL), no encerramento dos trabalhos legislativos do ano passado. Na oportunidade, ele destacou o índice de 8,77% do Produto Interno Bruto (PIB) correspondente ao setor agropecuário da região Norte – com destaque para os rebanhos bovino, bubalino e produção de ovos -, divulgado em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o deputado o índice reflete o trabalho desempenhado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), contribuindo para o crescimento de boa parte das cadeias produtivas da produção animal.
Ao longo do ano, a Comissão cobrou melhoria de infraestrutura de estradas, como a BR-307, que liga os municípios de Benjamim Constant (distante 1.119 km de Manaus em linha reta) a Atalaia do Norte (distante 1.136 km da Capital), na região do Alto Solimões, visitou comunidades do interior e solicitou cursos de capacitação agropecuária para comunidades de Itacoatiara (a 176 km de Manaus).

Em números

Foram realizadas pela Comissão três reuniões virtuais, oito reuniões internas, 23 reuniões externas e dez visitas técnicas.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Texto: Fernanda Barroso
Foto:

Publicações relacionadas

Inep faz enquete para estudantes definirem novas datas do Enem

Redação

Eduardo Pazuello será efetivado como ministro da Saúde

Redação

Mais um ato reivindica saída de Wilson Lima

Redação

Deixe uma resposta