Amazonas Destaques Manaus

Com taxa de ocupação em UTIs em baixa, Manaus pode ampliar flexibilização

Decisão vai depender dos números da Covid-19 registrados a partir de hoje

Manaus completa nesta segunda-feira (8/6) a primeira semana de flexibilização das atividades comerciais e de serviços com os principais indicadores da Covid-19 (taxa de ocupação das UTIs e número de mortes e sepultamentos) indicando queda. A taxa de ocupação das UTIs que já foi em maio de 96% agora está em 64%. Foram 75 mortes na Capital por covid desde o dia 1 de junho até este domingo (7/6), sendo 6 no sábado (6/6) e 3 neste domingo (7/6). As novas hospitalizações também tiveram queda nessa semana, chegando a apenas 3 no sábado e 3 no domingo. Mas são os números dessa semana que se inicia hoje que vão ser determinantes para o Governo do Estado ampliar ou recuar na flexibilização do comércio.

Governador cancela contratos

O governador Wilson Lima (PSC) anulou ou revogou 25 atos de dispensa de licitações na área da saúde que estavam sob suspeitas de irregularidades. Entre elas a compra de 400 respiradores mecânicos. Todas as dispensas estavam homologadas ou dadas como encerradas com o vencedor do certame declarado. O levantamento foi feito pelo deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos), que vê na decisão do governador uma tentativa de se livrar de processos de improbidade administrativa. Segundo Dermilson, a revogação já é um consequência da CPI da pandemia, que apura denúncias de corrupção na Secretaria de Saúde. “Agora cabe à CPI saber o motivo real desses contratos serem misteriosamente cancelados”, disse Dermilson.

Fim das sessões virtuais

Esta poderá ser a última semana de sessões virtuais da Assembleia Legislativa do Amazonas. E para ter certeza de que está tomando uma decisão correta, o presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PRTB) realiza nesta segunda-feira (8) uma audiência pública virtual para ouvir pesquisadores, médicos e outros especialistas sobre a segurança do retorno às atividades no plenário Ruy Araújo.

Arthur envia carta a Bolsonaro

 O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, enviou carta a Bolsonaro, solicitando a inclusão de seu nome para participar das próximas reuniões ordinárias do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O pedido foi recebido pela presidência e encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente para análise. “ Se querem mesmo levar a Amazônia a sério,eles tem que debater com quem convive a realidade”,disse Arthur.

UTIs em Parintins

Numa articulação com a empresa Celeo Redes Brasil S.A, Parintins terá 10 leitos de UTIs e será o primeiro município do interior do Estado a contar com Unidades de Tratamento Intensivo. A Celeo é a empresa que está implantando o linhão de Tucuruí e vai antecipar parte do ISS que a Prefeitura de Parintins terá direito com o linhão. O anúncio foi feito pelo prefeito Bi Garcia (PSDB).

Candidato do PT

O Diretório Nacional do PT se reúne na tarde de hoje (8) para decidir entre outras medidas o recurso sobre o candidato do partido à Prefeitura de Manaus. Sinésio Campos venceu José Ricardo no segundo turno as prévias do PT, mas houve recurso e a palavra final agora é da Direção Nacional.

Fakes no Senado

Pesquisa revela que 85% das empresas no Brasil estão preocupadas com fakes news e o Ministério da Saúde, chegou a afirmar que o combate a essas ações é uma questão de saúde pública. No Senado o assunto pode ser objeto de CPI mas o senador Plínio Valério (PSDB/AM) tem dito que não considera o assunto como urgente, embora a divulgação de notícias faltas possa prejudicar milhares de pessoas. A posição de Plínio é idêntica a de Bolsonaro.

Ministério Público

Semana começa com a expectativa de avanços na investigação do Ministério Público Federal, a respeito de estudantes que se utilizaram da cota racial para ingressar na Ufam. Segundo denúncias, estudantes brancos se definiram como negros ou índios, burlando a lei

Publicações relacionadas

Motorista de app joga carro contra muro de delegacia para escapar de assalto em Manaus

Redação

Tóquio avança para segunda etapa no plano de recuperação

Redação

FOTOS – NOSSOS GUERREIROS INDO PARA BATALHA CONTRA O CORONAVIRUS

Redação

Deixe uma resposta