Amazonas Destaques Manaus

Com menos doses, Manaus vacina mais do que todos os municípios do Amazonas

Caso de sucesso na América Latina, Manaus já aplicou mais de 76% das doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas

Manaus aplica mais de 76% das vacinas contra a Covid-19 recebidas e vira case de sucesso na América Latina

Um levantamento feito com base nas informações do Portal da Transparência da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) comprova a eficiência do trabalho realizado pela Prefeitura de Manaus, que apesar de ter recebido menos doses do imunizante contra Covid-19, já vacinou mais do que todos os outros municípios do Amazonas juntos. Além disso, percentualmente, a capital do Estado está próxima de atingir 77% de aplicação em relação às doses enviadas pelo Governo Federal.

De acordo com os números publicados no site http://www.fvs.am.gov.br/transparenciacovid19, a Prefeitura de Manaus recebeu 463.392 doses da vacina contra o novo coronavírus. Desse total, quase 77% já foram aplicadas na população.

Segundo o vacinômetro administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), nesta quarta-feira, 14/4, Manaus já ultrapassou a marca das 360 mil doses aplicadas. Em comparação com o restante do Estado, o ritmo de vacinação da capital é bem superior. Até a última terça-feira, 13/4, 701.603 doses foram distribuídas pelo Governo do Amazonas aos demais municípios do interior, sendo que apenas 43% já tinham sido aplicadas na população. O percentual representa pouco mais de 302 mil doses.

Líder em percentual de vacinação entre as capitais nos primeiros meses da campanha e uma das primeiras cidades a atingir as metas de vacinação entre profissionais de saúde e idosos, Manaus é considerada referência em vacinação pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e nesta semana a Semsa iniciou a vacinação de pessoas abaixo de 60 anos com todas as comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Essas informações são boas para entendermos a vacinação no estado. Embora Manaus tenha recebido quase 250.000 doses a menos do que o interior, vacinamos 50.000 pessoas a mais. Muitas das doses que estão estocadas são D2 (segundas doses) e não podem ser usadas nesse momento. Esses números deixam claro que Manaus avança e avança muito em relação a vacinação”, comenta o líder do prefeito na Câmara de Manaus, vereador Marcelo Serafim (PSB).

Publicações relacionadas

Amazonas tem segurança ‘calamitosa’, diz Folha de São Paulo

Redação

Hotel com conta de luz milionária é flagrado utilizando ‘gato’ em Manaus

Redação

No Rio, Bolsonaro entrega espadins a cadetes das Agulhas Negras

Redação