Amazonas Destaques Manaus

Com a participação de professores da rede municipal, ‘Scratch Day’ será transmitido pelo YouTube

Prefeitura de Manaus participará neste sábado, 30/5, do Scratch Day, em parceria com o Fab Lab Manaus e a Startup Hattori Tech, com a participação de professores e formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento será transmitido pelo canal do Fab Lab no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/scratchday20 e são ofertadas 300 vagas com certificados, mas para quem não conseguir se inscrever, a transmissão será aberta a todos.

Serão quatro oficinas e uma roda de conversa com o objetivo de mostrar e ensinar o Scratch de maneira lúdica, interativa e gratuita. Podem participar jovens, adultos e crianças a partir dos 6 anos de idade, desde que estejam acompanhadas por um adulto para ajudá-las na conexão, microfone, entre outras dificuldades.

Para o assessor pedagógico Adrio Hattori, um dos responsáveis pela organização da ação, o momento é importante para fechar parcerias e promover o conhecimento.

“O evento terá uma oficina exclusiva para os professores que estão aprendendo como usar a plataforma Scratch. Assim, depois, eles poderão trabalhar na sala de aula como complemento educacional para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem”, completou Adrio.

Austonio Queiroz, mestre em educação tecnológica e professor da Semed, irá ministrar a oficina “Scratch para professores: uma perspectiva gamificada”.

“Irei demonstrar possibilidades de utilizar o Scratch a partir de elementos de gamificação na educação, por meio de atividades envolvendo quiz, com utilização de narrativa simples e sistemas de pontos, manutenção de vidas, bônus. O objetivo é incentivar o professor a criar esse tipo de atividade junto com os alunos, em equipes, de maneira colaborativa”, explicou o professor.

Outra educadora que também irá ministrar oficina é Milene Monteiro, instrutora educacional na área de tecnologias educacionais para professores da Semed, e uma das coordenadoras do Clube de Letramento em Programação e Robótica.

“Ministrarei uma oficina de scratch para iniciantes, básico. Resolvemos fazer a chamada de uma forma lúdica, por isso o título é “Aprendizes de Feiticeiros”. Começaremos a oficina explicando sobre o que é o scratch e qual a sua importância na educação, depois mostraremos como baixar e como fazer a programação on-line e apresentando cada parte do layout do software e suas funções. Em seguida, passaremos para a programação mais fácil, bem básica, para que possam acompanhar sem dificuldade.

Além de Austonio e Milene, também vão apresentar oficinas, os professores Rafael Medeiros, que ensinará os participantes a fazerem um jogo dos vingadores com scratch, e Hugo Albuquerque, que abordará o tema “scratch para padawans: inicie sua jornada jedi”.

Sobre o Scratch Day
O Scratch Day é um evento que acontece em vários lugares do mundo todo o ano, comemorado em maio, que é o mês que surgiu o Scratch – um sistema de programação em bloco, que é tão simples de trabalhar que uma criança de 6 anos de idade consegue fazer.

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Foto – Divulgação/Semed

Publicações relacionadas

Em visita a Barreirinha, Presidente Roberto Cidade se compromete em reivindicar da SES a instalação de uma UCI no município

Redação

“O uso da cápsula Vanessa, de ventilação não invasiva, no Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, se tornou referência no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus.”

Redação

Partido move ação no STF contra benefícios ao Grupo Atem

Redação