Amazonas Destaques ESPECIAL PUBLICITÁRIO Manaus

Centros Municipais de Testagem e UBSs realizaram 109 mil testes de Covid-19

Por: Secretaria Municipal de Comunicação

conteúdo de responsabilidade do anunciante

Os cuidados com a população e o constante trabalho de combate à pandemia da Covid-19 levaram a Prefeitura de Manaus a montar, no último mês de janeiro, dois centros de testagem para o oferecimento de teste rápido antígeno à população. A medida emergencial funcionou por 21 dias e foi implantada para acelerar os diagnósticos de casos suspeitos de síndromes gripais e desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), recomendando o isolamento às pessoas que tiveram resultado positivo nos testes.

Os centros foram criados pelo município no momento mais crítico de expansão da variante ômicron e do aumento de casos de influenza, para descentralizar a assistência aos usuários do sistema público de saúde. Além dos testes, as pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, passaram por consulta médica e receberam medicamentos, no mesmo local.

Ao todo foram 71.752 pessoas testadas nos dois centros. Somando-se aos testes oferecidos nas UBSs de 3 a 31 de janeiro, esse número ultrapassa a 109 mil. Nos 15 dias em que funcionou, no período de 12 a 28 de janeiro, o Centro Municipal de Testagem instalado no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, realizou 41,6 mil testes rápidos para a identificação do novo coronavírus.

Já o do Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Oeste, que também funcionou por 15 dias, entre 19 de janeiro e 4 de fevereiro, garantiu a realização de outros 30 mil testes, por meio de parceria com o governo do Amazonas. De 3 a 31 de janeiro, as UBSs realizaram juntas 37.286 testes.

Com a diminuição gradativa da procura por testes, de uma média de mais de 3 mil testes diários, passou-se a menos de 800, os dois centros foram desativados, porém os testes continuam a ser oferecidos nas UBSs de referência para o atendimento dos casos suspeitos de Covid-19. Confira aqui a unidade de saúde mais próxima: https://bit.ly/ubscovidmanaus.

A pandemia ainda não acabou. Por isso, lembre-se: sintomas comuns de gripe como febre, dor de cabeça, dor de garganta, dor no corpo, coriza e mal-estar, não devem ser ignorados. Procure uma unidade de saúde para fazer o teste e receber o tratamento adequado.

O cuidado continua e o trabalho não para.

Prefeitura de Manaus.

Publicações relacionadas

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

Redação

Novas torres de vídeo proporcionam cirurgias minimamente invasivas na FCecon

Redação

Justiça Eleitoral aprova registro de todos os 11 candidatos a prefeito de Manaus

Redação

Deixe um comentário