Amazonas Cotidiano Destaques Manaus

Centro de reabilitação da Fundação Doutor Thomas atende a 600 idosos por mês

A modernização e humanização das dependências do “Programa de Longa Permanência”, da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), possui nova área para o Centro de Reabilitação (Fisioterapia), atendendo 132 idosos classificados em três graus de dependências e realizando, em média, 600 atendimentos por mês com os idosos da FDT, do Parque Municipal do Idoso (PMI) e servidores.

O espaço, que torna a instituição a única pública com esse tipo de serviço no Norte do país, integra a modernização da Fundação, entregue pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. “A Doutor Thomas está preparada para garantir uma velhice saudável a quem precisa. Em meu primeiro governo, tornei esse espaço exclusivo para idosos que não tinham onde ficar e me orgulho de ver que hoje somos referência”, afirmou o prefeito.

Trazendo um novo conceito de vida aos idosos residentes, o espaço de reabilitação recebeu, além das reformas físicas, a troca de equipamentos necessários ao atendimento, incluindo esteiras e bicicletas ergométricas, eletrotermofototerapia, escada e rampa de canto, barra paralela, estação de exercícios multifuncionais e uma conexão com a pista de caminhada da área externa, para facilitar nas atividades do dia a dia.

“Os idosos da Fundação Doutor Thomas têm um ambiente seguro e moderno com os equipamentos necessários para melhor atendê-los, a fisioterapia geriátrica tem transformado a vida desses idosos e promovendo, cada vez mais, independência e qualidade de vida. O nosso trabalho é desenvolvido com amor e a gestão do prefeito Arthur trabalhou de forma intensa para concretizar esse sonho”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Fisioterapia Geriátrica

Dos 132 idosos institucionalizados, ou seja, atendidos pelo “Longa Permanência”, o Centro de Reabilitação da FDT atende 89 de média e alta dependências. Por isso, os atendimentos fisioterapêuticos são indispensáveis para que tenham um envelhecimento de qualidade.

A Fisioterapia Geriátrica busca atender patologias causadas pelo envelhecimento, prática que pode ser muito benéfica, pois atua na prevenção, manutenção, proteção e recuperação da saúde do idoso, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

O gerente da Fisioterapia da FDT, Oder Cabral, diz que a ampliação do espaço foi de extrema importância para a execução desses serviços. “Foi uma grande conquista, a instituição mudou bastante e temos os equipamentos necessários para realizar os atendimentos com os pacientes”, comemorou.

Os atendimentos são realizados todos os dias nos três níveis de dependência, no período da manhã e da tarde, após a avaliação e liberação médica, sendo executados no setor ambulatorial ou nos pavilhões, de acordo com necessidade de cada um.

A fisioterapia também participa de diversas atividades recreativas com os setores de Serviço Social, Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem) e Psicologia, estimulando nos idosos hábitos saudáveis, que ajudem no processo de envelhecimento.

“O que mostra que o trabalho está sendo positivo são os resultados, como o quadro clínico do idoso José Gonçalves, de 71 anos, que antes de iniciar o tratamento fisioterapêutico tinha um condicionamento físico debilitado e era cadeirante. Hoje, após muita determinação, pratica as suas atividades com maior independência e autonomia”, finalizou Cabral.

— — —

Texto – Thamiles Moutinho / FDT

Fotos – Divulgação / FDT

Publicações relacionadas

Em primeira agenda pública, prefeito inaugura novas instalações do CCZ

Redação

Mais de 50% dos infectados com coronavírus já estão curados

Redação

Grupo invade beco e atira várias vezes contra homem na Compensa

Redação

Deixe uma resposta