Amazonas Destaques Manaus

Campanha chega ao fim sem empolgar eleitores

Hoje é o último dia da propaganda eleitoral gratuita

Ibope coloca Amazonino e David no segundo turno na corrida pela Prefeitura de Manaus

Mais de 500 mil eleitores ainda não sabem em quem vão votar para vereador

441 mulheres disputam uma das 41 vagas da Câmara Municipal de Manaus

A propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão chega ao fim hoje (12) sem alterar a ordem dos dois primeiros colocados. Segundo todas as pesquisas divulgadas, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) devem ser os dois candidatos mais votados no domingo e vão disputar quem será o sucessor do prefeito Arthur Neto (PSDB) em nova eleição dia 29 deste mês. Foi uma campanha sem surpresas, sem que os candidatos apresentassem um projeto consistente e viável para os principais problemas de Manaus. Não se discutiu soluções para a mobilidade urbana, para o saneamento básico, para a geração de renda e emprego, para proteção do meio ambiente, para a ampliação do atendimento da saúde básica que é atribuição do prefeito. Os candidatos limitaram-se a propostas assistencialistas como a concessão de auxílio, bolsas, armamento da inexpressiva guarda municipal… E isso não empolgou os eleitores.

Campanha foi atípica

Foi uma campanha atípica por conta da pandemia de COVID-19. Pouco corpo-a-corpo, campanhas – na sua maioria – com poucos recursos em relação as eleições passadas. A audiência dos programas eleitorais foi um fiasco e poucos candidatos souberam usar as redes sociais. Milhares só vão votar porque são obrigados. A abstenção deve ser recorde também por conta da pandemia.

Dois debates hoje na TV

Nesta quinta-feira (12) , teremos dois debates televisivos. Um da Band ao meio dia e o outro da TV A Crítica as 21h30. A audiência deve ser baixa e se o nível for igual ao do último debate, teremos mais um festival de acusações e revelações nada republicanas.

Amazonino vai aos debates

Amazonino Mendes, que não foi aos debates no primeiro turno, já revelou a amigos que vai a todos os debates televisivos no segundo turno e que estará presente nas ruas em contato direto com eleitor, cumprindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

50% sem candidato a vereador

A três dias da eleição, 50% dos eleitores de Manaus ainda não tem candidato a vereador. São mais de 500 mil eleitores que chegam ao final da campanha sem candidato à Câmara Municipal, que tem entre suas funções, fiscalizar o prefeito e seus secretários. A expectativa é de recorde de votos braços, nulos e de legenda. Este ano, a maioria dos candidatos não teve “combustível” para se apresentar aos eleitores. Se não houver surpresa, o vereador mais votado não terá mais que 15 mil votos.

Pesquisa Ibope

Pesquisa do Ibope divulgada na quarta-feira a noite coloca a seguinte situação na disputa pela Prefeitura de Manaus: Amazonino (Podemos) 24%,David Almeida (Avante) 18% , Ricardo Nicolau (PSD) 14%, Zé Ricardo (PT) 9%, Capitão Alberto Neto (Republicanos) 8%, Coronel Menezes (Patriota) 8%, Alfredo Nascimento (PL) 5%, Chico Preto 2%, Romero Reis (Novo) 2%, Marcelo Amil (PC d B) 1%, Gilberto Vasconcelos (PSTU) 0, Branco/Nulo 5% e não sabe/não respondeu 5%,

Disputa das mulheres

Nas eleições desse ano em Manaus, 441 mulheres disputam uma vaga na Câmara Municipal de Manaus. Atualmente das 41 vagas, apenas três mulheres fazem parte dessa legislatura. São elas; Mirtes Salles, Glória Carrate e professora Jacqueline. As três buscam a reeleição.

Bolsas de estudo

O prefeito Arthur Neto anuncia na manhã desta quinta-feira (12) o resultado da primeira chamada para os programas Bolsa Universidade, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas. O programa atenderá centenas de pessoas e é desenvolvido em uma parceria da prefeitura com instituições de ensino.

Governador em Brasília

O governador Wilson Lima foi a Brasília . Na agenda, encontro com o vice-presidente Mourão e com os ministros das Comunicações, Fábio Faria e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Tema das conversas: projetos para levar a internet com qualidade ao interior do Amazonas

Publicações relacionadas

Em Manaus, homem é agredido até a morte após invadir festa para roubar

Redação

Sem EPIs adequados, profissionais de saúde estão perdendo a guerra para o coronavírus

Redação

Preparem os baldes: Mais de 50 localidades ficam sem água na quinta

Redação

Deixe uma resposta