Amazonas Destaques Manaus

Cadastro on-line para vacinação de idosos conta com mais de 40 mil inscritos


No primeiro dia de cadastramento eletrônico de idosos pelo sistema Imuniza Manaus, a Prefeitura de Manaus registrou 42,5 mil cadastros de pessoas entre 60 e 69 anos, residentes na capital. As faixas etárias de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos são as seguintes na ordem de prioridade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e devem ser incorporadas à campanha municipal, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), após o envio de doses específicas para esse grupo, previstas para março, conforme anúncio do Ministério da Saúde.

Cadastro on-line para vacinação de idosos conta com mais de 40 mil inscritos

O cadastro foi aberto nesta segunda-feira, 22/2, e, de acordo com o prefeito David Almeida, faz parte da reprogramação da campanha de vacinação, visando os próximos grupos prioritários. “Estamos fechando a primeira etapa, já muito próximos da meta de vacinar 90% dos idosos de 70 anos ou mais e dos trabalhadores da saúde, e estamos organizando os novos fluxos para executar as etapas seguintes”, informa o prefeito, destacando que o objetivo do banco de dados é facilitar o planejamento e garantir qualidade e conforto no atendimento dos usuários.

Além de ordenar a vacinação, o cadastro, de acordo com a secretária municipal de Saúde, interina, Aline Rosa Martins, vai garantir mais agilidade nos postos e evitar erros de registro, uma vez que a equipe de vacinação vai apenas confirmar os dados do usuário e confirmar a aplicação da vacina, sem a necessidade de digitar ou fazer o registro manual das informações.

A secretária informa, ainda, que o cadastro vai permitir que a Semsa faça o agendamento da data e do local onde o idoso deve receber a primeira dose, como já ocorre com a segunda dose para os grupos da primeira etapa da campanha. A estratégia, segundo Aline, pode melhorar não apenas o fluxo de atendimento, mas oferecer mais eficiência na distribuição das vacinas e materiais aos postos e à escala de vacinadores, por ponto de atendimento. “Por enquanto, estamos fazendo apenas o cadastro e o agendamento virá em etapa posterior”, observa.

De acordo com dados do IBGE, a população de 60 a 69 anos em Manaus é de 115,2 mil pessoas, das quais 67,6 mil com idade de 60 a 64 anos, e 47,5 mil com 65 a 69 anos. “Os dados são estimados e a população a ser vacinada em cada faixa etária virá discriminada em Nota Informativa, elaborada pelo Ministério da Saúde”, salienta Aline Martins. Para todos os grupos prioritários, a meta é vacinar no mínimo 90% da população estimada, sendo que o governo federal indica o percentual da população a ser alcançada a cada remessa, quando não é possível enviar o correspondente a 100% do público-alvo em uma única remessa.

Para realizar o cadastro no Imuniza Manaus, a pessoa que tem entre 60 e 69 anos deve acessar o endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br/ e escolher a opção “Cadastro de Idosos”. O sistema vai solicitar informações em três etapas, começando por dados pessoais (nome, documento de identidade, CPF), telefone e comorbidades, caso o usuário tenha alguma, depois endereço e, por fim, e-mail para contato. Usuários que tenham menos de 60 anos não terão o cadastro concluído e serão orientados pelo sistema a retornar quando o cadastramento estiver aberto para outras idades.

— — —

Texto – Andréa Arruda/Semsa

Foto – João Viana / Semcom

Publicações relacionadas

Jornalista faz um resumo do caos de suspeitas de corrupção que se encontra a gestão de Helder Barbalho

Redação

Falso laboratório é autuado por suspeita de aplicar golpes com testes de Covid em Manaus

Redação

Sindicato de auditores da Receita propõe adiar declaração de IR em um mês por coronavírus

Redação

Deixe uma resposta