Amazonas Política

C/SONORAS Deputado Dermilson Chagas denuncia falta de cédulas de identidade no interior do Amazonas

O parlamentar disse que visitou diversos municípios em 2021 e 2022 e constatou que o serviço não é disponibilizado no interior e que, na capital, o documento costuma ser disponibilizado em mutirões eleitoreiros

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) disse que, em diversos municípios do interior do estado, existe uma carência do serviço de emissão de carteira de identidade. O parlamentar explicou que conversou com pessoas de diversos municípios, especialmente os mais distantes da capital, e foi informado que elas procuram o atendimento de serviço de emissão do documento em suas cidades e não encontram.

Na maioria das cidades que o deputado visitou ao longo de 2021 e no início deste ano, Dermilson Chagas constatou que o serviço não é disponibilizado pelo Governo do Estado. Por essa razão, ele denunciou o fato no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última quarta-feira (25/5).

“A população do interior está pedindo carteira de identidade porque não há cédulas disponíveis nos municípios. Por isso, eu faço aqui um apelo ao governador, porque esse foi um dos motes dele em várias localidades. Não é justo o interiorano que depende de benefícios sociais não ter carteira de identidade para dar entrada em recursos, como aposentadoria, Seguro-Defeso, auxílio-maternidade e auxílio-doença, entre outros benefícios. Sem o documento, a pessoa não consegue resolver as suas demandas, por isso é de extrema importância que a população que necessita desse serviço seja atendida o mais rápido possível”, disse o deputado Dermilson Chagas.

Alguns dos municípios visitados pelo deputado Dermilson Chagas nos quais não há o serviço de emissão de cédula de identidade são Lábrea, Borba, Parintins e Barreirinha. Nessas cidades, muitas pessoas estão fazendo renovação de benefícios sociais e não estão conseguindo porque não conseguem obter a carteira de identidade.

“Mas há muitas outras cidades além dessas, cuja população simplesmente não tem acesso a esse serviço. A reclamação é geral. Por isso, eu peço aqui que levem a mensagem ao governador Wilson Lima para que ele tome providências e as pessoas que necessitam desse documento finalmente consigam tirar o seu RG”, ressaltou o deputado Dermilson Chagas.

Em setembro do ano passado, mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19 em Manaus, o deputado Dermilson Chagas denunciou o fechamento de vários postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). O serviço de emissão de registro geral ficou paralisado por vários meses e depois o Governo do Amazonas passou a realizar ações eleitoreiras em alguns bairros carentes de Manaus, disponibilizando a emissão do documento.

“O que é mais esquisito é que nós vimos ações soltas em bairros, com atividades de expedição de carteira de identidade, e a população que procurava os PACs não encontrava a emissão do documento. Qual o motivo disso?”, questionou o deputado Dermilson Chagas.

Publicações relacionadas

Um milhão de doses aplicadas em Manaus

Redação

Ator Humberto Martins cutuca a Rede Globo e fala sobre apoio a Bolsonaro: “Está governando para quem precisa”

Redação

Eficiente, Grêmio vence Fluminense em estreia no Brasileiro

Redação

Deixe um comentário