Amazonas Destaques Manaus

Bolsonaro vai criar Ministério da Amazônia para Pazuello

Deputado Ricardo Nicolau abre o jogo para 2022

Wilson Lima tem encontro marcado em Brasília com os Três Poderes

Juiz derruba decisão do conselho e mantém diversidade étnico-cultural, religiosa, sexual e de gênero, nas escolas

Assembleia se prepara para escolher o novo vice-presidente da Casa

Tony Medeiros dá adeus a Parintins e prepara terno para posse na Assembleia Legislativa

Zé Ricardo quer que portadores da Síndrome de Down sejam prioridades na vacinação contra a Covid-19

O ÚNICO teve acesso a informações, que em Brasília é dada como certa a recriação do Ministério da Amazônia pelo presidente Jair Bolsonaro. E para comandá-lo Bolsonaro deve indicar o general Eduardo Pazuello. Com isso, Pazuello manteria o foro privilegiado de Ministro e só poderia ser processado com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Vacinação dos sessentões

Manaus é a única capital do País que conseguiu atingir a meta de vacinar mais de 90% do público com 60 anos ou mais. Do grupo acima de 80 anos foram vacinados 19 mil pessoas, o equivalente 94% do público alvo. Dos 75 a 79 anos foram imunizados 16 mil pessoas (89% do público estimado), dos 70 a 74 foram vacinados 28 mil (90% da meta), dos 65 a 69 anos 42 mil receberam a vacina (88% da meta) e dos 60 a 64 foram vacinados 42 mil pessoas (94% do público estimado. Foram imunizados ainda 99% dos profissionais de saúde , o equivalente a 62 mil pessoas. “Cumprimos todas as metas e vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito David Almeida.

Mais doses de vacinas

No sábado chegaram mais 221 mil doses. Mas o Governo do Amazonas e a Prefeitura ainda não anunciaram quando começa a próxima fase, que deve priorizar pessoas entre 18 a 59 anos com comorbidades. O Amazonas aplicou até ontem 500.196 doses, sendo 385,6 mil (primeira dose) e 114,5 mil pessoas que já receberam as duas doses do imunizante.

Wilson no Planalto

O governador Wilson Lima (PSC) deverá participar do encontro que reunirá na quarta-feira (24) os chefes dos Três Poderes da República. O evento está marcado.
Será uma reunião de Bolsonaro para tratar da Covid-19 com os presidentes do STF, Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de governadores.

Wilson na reunião dos três poderes

Roberto Cidades vice ?

Embora tenha anunciado para alguns amigos a disposição de disputar a reeleição em 2020, o atual presidente da Assembleia, Roberto Cidade, estaria sendo cortejado para ser candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Braga (MDB). Essa opção também o agrada.

Ricardo Nicolau esclarece

Sobre a nota “Batido o Martelo” da Coluna Primeira Mão de ontem (21), o deputado Ricardo Nicolau esclareceu em nota que não há nada definido sobre as próximas eleições. “Minha prioridade neste momento é combater a pandemia e os efeitos negativos dela no Amazonas. De qualquer forma, a democracia me permite concorrer a qualquer um dos cargos em disputa, proporcionais ou majoritários, ou até mesmo nem ser candidato em 2022”, disse.

Identidade de gênero nas escolas

O juiz Cássio André Borges dos Santos concedeu liminar suspendendo os efeitos da resolução 054/2021 do Conselho Municipal de Educação que proibia a inclusão de temas como diversidade étnico-cultural, religiosa, sexual e de gênero no sistema municipal de ensino. Com isso, volta a valer a resolução 091/2020 que foi revogada pelo conselho a partir de um ofício do vereador Raiff Matos (DC). Em contato com o ÚNICO, o vereador evangélico Raiff Matos disse que vai aguardar posicionamento da Semed para decidir que medida vai tomar para tentar derrubar a decisão do juiz Cássio Borges.

Articulações na assembleia

A semana começa com conversas ao pé do ouvido, na Assembleia Legislativa do Amazonas, por conta da escolha do novo o novo 1° vice-presidente da Casa, vaga que ficou aberta com a posse de Josué Neto no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Mesa Diretora se reúne a partir de amanhã (23) para definir quais e como serão as etapas da eleição do novo membro. Existe a tendência natural de que o 2° vice-presidente, a deputada Mayara Pinheiro, seja escolhida, mas há deputados de fora da Mesa Diretora também interessados no cargo.

Comissões técnicas

A Assembleia também vai precisar preencher as presidências das comissões técnicas de Turismo, Fomento e Negócios e da Mulher e do Idoso, das quais eram titulares, Josué Neto e Alessandra Campêlo, respectivamente.

Passando o terno

O vice prefeito de Parintins, Tony Medeiros, dá adeus ao cargo em sessão nesta segunda-feira na Câmara Municipal e prepara o terno para a posse na vaga de deputado estadual amanhã (23) em Manaus. Em seguida participará da primeira sessão da semana da Casa.

Síndrome de Down e Covid

O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) fez uma Indicação ao Ministério da Saúde para que os portadores de Síndrome de Down sejam incluídos entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. “Os cientistas estão afirmando que esse grupo tem um risco quatro vezes maior de internações e dez vezes mais chances de morrer”, justificou.

Consórcio de vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, foi indicado para representar a região Norte na comissão diretiva do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar, que será criado oficialmente nesta segunda-feira (22), em Assembleia Geral. A indicação ocorreu na manhã do domingo (21), durante reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Educação no trânsito
Começa hoje também a Semana do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Manaus, com objetivo de conscientizar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas com a finalidade de reduzir acidentes de trânsito.

Publicações relacionadas

Incêndio destrói segundo andar de casa no Centro de Manaus

Redação

Nova medida afeta eletroeletrônicos do Polo Industrial de Manaus

Redação

Familiares de pacientes do Hospital 28 de Agosto denunciam instabilidade de energia elétrica na unidade, em Manaus

Redação

Deixe uma resposta