Amazonas Destaques Manaus

Bolsonaro vai criar Ministério da Amazônia para Pazuello

Deputado Ricardo Nicolau abre o jogo para 2022

Wilson Lima tem encontro marcado em Brasília com os Três Poderes

Juiz derruba decisão do conselho e mantém diversidade étnico-cultural, religiosa, sexual e de gênero, nas escolas

Assembleia se prepara para escolher o novo vice-presidente da Casa

Tony Medeiros dá adeus a Parintins e prepara terno para posse na Assembleia Legislativa

Zé Ricardo quer que portadores da Síndrome de Down sejam prioridades na vacinação contra a Covid-19

O ÚNICO teve acesso a informações, que em Brasília é dada como certa a recriação do Ministério da Amazônia pelo presidente Jair Bolsonaro. E para comandá-lo Bolsonaro deve indicar o general Eduardo Pazuello. Com isso, Pazuello manteria o foro privilegiado de Ministro e só poderia ser processado com autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Vacinação dos sessentões

Manaus é a única capital do País que conseguiu atingir a meta de vacinar mais de 90% do público com 60 anos ou mais. Do grupo acima de 80 anos foram vacinados 19 mil pessoas, o equivalente 94% do público alvo. Dos 75 a 79 anos foram imunizados 16 mil pessoas (89% do público estimado), dos 70 a 74 foram vacinados 28 mil (90% da meta), dos 65 a 69 anos 42 mil receberam a vacina (88% da meta) e dos 60 a 64 foram vacinados 42 mil pessoas (94% do público estimado. Foram imunizados ainda 99% dos profissionais de saúde , o equivalente a 62 mil pessoas. “Cumprimos todas as metas e vamos avançar ainda mais”, disse o prefeito David Almeida.

Mais doses de vacinas

No sábado chegaram mais 221 mil doses. Mas o Governo do Amazonas e a Prefeitura ainda não anunciaram quando começa a próxima fase, que deve priorizar pessoas entre 18 a 59 anos com comorbidades. O Amazonas aplicou até ontem 500.196 doses, sendo 385,6 mil (primeira dose) e 114,5 mil pessoas que já receberam as duas doses do imunizante.

Wilson no Planalto

O governador Wilson Lima (PSC) deverá participar do encontro que reunirá na quarta-feira (24) os chefes dos Três Poderes da República. O evento está marcado.
Será uma reunião de Bolsonaro para tratar da Covid-19 com os presidentes do STF, Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de governadores.

Wilson na reunião dos três poderes

Roberto Cidades vice ?

Embora tenha anunciado para alguns amigos a disposição de disputar a reeleição em 2020, o atual presidente da Assembleia, Roberto Cidade, estaria sendo cortejado para ser candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Braga (MDB). Essa opção também o agrada.

Ricardo Nicolau esclarece

Sobre a nota “Batido o Martelo” da Coluna Primeira Mão de ontem (21), o deputado Ricardo Nicolau esclareceu em nota que não há nada definido sobre as próximas eleições. “Minha prioridade neste momento é combater a pandemia e os efeitos negativos dela no Amazonas. De qualquer forma, a democracia me permite concorrer a qualquer um dos cargos em disputa, proporcionais ou majoritários, ou até mesmo nem ser candidato em 2022”, disse.

Identidade de gênero nas escolas

O juiz Cássio André Borges dos Santos concedeu liminar suspendendo os efeitos da resolução 054/2021 do Conselho Municipal de Educação que proibia a inclusão de temas como diversidade étnico-cultural, religiosa, sexual e de gênero no sistema municipal de ensino. Com isso, volta a valer a resolução 091/2020 que foi revogada pelo conselho a partir de um ofício do vereador Raiff Matos (DC). Em contato com o ÚNICO, o vereador evangélico Raiff Matos disse que vai aguardar posicionamento da Semed para decidir que medida vai tomar para tentar derrubar a decisão do juiz Cássio Borges.

Articulações na assembleia

A semana começa com conversas ao pé do ouvido, na Assembleia Legislativa do Amazonas, por conta da escolha do novo o novo 1° vice-presidente da Casa, vaga que ficou aberta com a posse de Josué Neto no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Mesa Diretora se reúne a partir de amanhã (23) para definir quais e como serão as etapas da eleição do novo membro. Existe a tendência natural de que o 2° vice-presidente, a deputada Mayara Pinheiro, seja escolhida, mas há deputados de fora da Mesa Diretora também interessados no cargo.

Comissões técnicas

A Assembleia também vai precisar preencher as presidências das comissões técnicas de Turismo, Fomento e Negócios e da Mulher e do Idoso, das quais eram titulares, Josué Neto e Alessandra Campêlo, respectivamente.

Passando o terno

O vice prefeito de Parintins, Tony Medeiros, dá adeus ao cargo em sessão nesta segunda-feira na Câmara Municipal e prepara o terno para a posse na vaga de deputado estadual amanhã (23) em Manaus. Em seguida participará da primeira sessão da semana da Casa.

Síndrome de Down e Covid

O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) fez uma Indicação ao Ministério da Saúde para que os portadores de Síndrome de Down sejam incluídos entre os grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. “Os cientistas estão afirmando que esse grupo tem um risco quatro vezes maior de internações e dez vezes mais chances de morrer”, justificou.

Consórcio de vacinas

O prefeito de Manaus, David Almeida, foi indicado para representar a região Norte na comissão diretiva do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar, que será criado oficialmente nesta segunda-feira (22), em Assembleia Geral. A indicação ocorreu na manhã do domingo (21), durante reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Educação no trânsito
Começa hoje também a Semana do Trânsito, promovida pela Prefeitura de Manaus, com objetivo de conscientizar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas com a finalidade de reduzir acidentes de trânsito.

Publicações relacionadas

CMM cobra empenho contra aglomeração

Redação

Ministro Nelson Teich visita Comando Militar da Amazônia para debater medidas contra covid-19

Redação

Menino morre afogado após salvar irmã de 3 anos na praia do rio Juruá

Redação