Amazonas Destaques Manaus

Assembleia Legislativa abre a semana em clima de tensão

Mandato da líder do governo na mira de deputados estaduais
David Almeida faz os primeiros contatos em agenda externa como prefeito eleito
Amazonino pronto para outras possibilidades
Amazonense conquista espaço no cenário artístico

A Assembleia Legislativa do Amazonas, abre a semana de trabalho nesta quarta-feira (9) envolta em disputa jurídica que travou a escolha do novo presidente da Casa, para o biênio 2021/2022. Além de dois recursos no Tribunal de Justiça do Amazonas, a Assembleia recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que suspendeu a eleição do deputado Roberto Cidade para presidir a instituição.

Bombeiros em ação

Apesar do clima tenso das últimas sessões, há “bombeiros” tentando encontrar uma alternativa que encontre um caminho político para a crise na assembleia. Este caminho, seria a escolha de um nome alternativo a Roberto Cidade para presidir a Casa.

Mandato da deputada

A líder do governo estadual na assembleia Joana Darc, atraiu a ira de boa parte dos seus colegas, ao anunciar da tribuna a compra de votos por 200 mil para que deputados votassem em Roberto Cidade. Resultado: um bom número de parlamentares quer levar Joana a Comissão de Ética, de onde pode sair uma decisão pela perda de mandato.

Encontros de David

O prefeito eleito, David Almeida vai estar nesta quarta-feira pela manhã na Câmara, Tribunal de Contas do Estado e na sede do Governo Estadual. São os primeiros encontros de David com setores institucionais com os quais o bom relacionamento facilita a gestão pública.

O pai está on

Amazonino Mendes saiu das eleições municipais bem ativo. Está acompanhando atentamente a movimentação do cenário político local e entre uma visita e outra, não tem descartado novas incursões em próximas eleições. Amazonino obteve 48,73% dos votos nas eleições municipais desse ano em Manaus e mantém uma base de apoio bem forte no interior do estado.

Amazonense é destaque

O coreógrafo amazonense Wilson Junior, ultrapassou barreiras e vem ganhando reconhecimento nacional no meio artístico. No Ceará ele fundou uma filial da companhia Arte Sem Fronteiras, que em Manaus é um dos grupos mais conhecidos de dança. Na quinta-feira (10) ele apresenta o espetáculo “Transcendência”, em Maracanaú, no Ceará.

Municípios exigem vacinação

O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi, divulgou nota oficial da entidade exigindo que o Governo Federal assuma imediatamente a responsabilidade pela vacinação em todos os municípios do país, cumprindo seu dever legal de “coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica”, conforme estabelecido no art. 16 da Lei 8.080/1990, “adquirindo, programando e distribuindo insumos e vacinas necessários para o atendimento equânime de toda a população brasileira.”

Contratação das vacinas

A Confederação quer que o governo federal providencie a contratação de todas as vacinas reconhecidas como eficazes e seguras contra a Covid-19 e assuma a responsabilidade pela distribuição para todas as unidades da Federação de forma urgente e equânime, sob coordenação do Ministério da Saúde e via Programa Nacional de Imunização (PNI).

Governo não tem planos

A entidade, que congrega prefeitos de todos os municípios brasileiros, se declarou “preocupada” com o fato de que o governo federal não tem um plano nacional em todas as suas dimensões “que possibilite a organização dos governos estaduais e locais para o atendimento”

Publicações relacionadas

Enchentes, surto de Dengue e pandemia do Covid castigam a população do Acre

Redação

PDT pede que STF declare que estados e municípios também podem exigir vacinação compulsória

Redação

Bolsonaro esclarece as fake news sobre seu indicado ao STF

Redação

Deixe uma resposta