Amazonas Destaques

Assembleia homenageia Subprocuradores-Gerais da República por relevantes serviços prestados ao Amazonas

Carlos Frederico será homenageado com a medalha Ruy Araújo, maior honraria concedida pelo parlamento estadual. Ana Borges receberá, além da medalha, o título de cidadã amazonense

Em sessão especial marcada para o dia 23 de setembro, que será realizada no plenário Ruy Araújo, a partir das 11h45, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) vai homenagear dois Subprocuradores-Gerais da República, Ana Borges Coêlho Santos e Carlos Frederico Santos, ambos iniciaram a carreira como Procuradores da República no Amazonas.
A Subprocuradora-Geral da República Ana Borges Coêlho Santos, nascida no Rio de Janeiro, filha do ex-governador e um dos maiores líderes políticos do Amazonas, Plínio Ramos Coêlho e de Aliete Borges Coêlho, receberá, além da medalha Ruy Araújo, o título de cidadã do Amazonas.
Já o Subprocurador-Geral da República Carlos Frederico Santos, amazonense, filho do saudoso Desembargador Raimundo Santos e de Maria da Conceição Silva Santos, será homenageado com a medalha Ruy Araújo.
Os dois homenageados também são autores de obras literárias que trazem grande contribuição para o meio acadêmico. Ana Borges Coêlho Santos é autora do livro “Direitos Sociais pelo Poder Judiciário e seus Reflexos em Políticas Públicas: Uma Perspectiva através das Lides Estruturais” e Carlos Frederico Santos é autor do livro Genocídio Indígena no Brasil.
A concessão das honrarias foi uma iniciativa do deputado Saulo Viana, aprovada pela unanimidade dos deputados estaduais.

Sobre os homenageados
Ana Borges Coêlho Santos é Subprocuradora-Geral da República, com atuação na área criminal perante o Superior Tribunal de Justiça. É a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão substituta e membro titular da Câmara do Ministério Público Federal de defesa das populações indígenas e comunidades tradicionais. Mestra em Direito e especialista em Direitos Sociais, Ambiental e do Consumidor pelo UniCEUB. Já exerceu os cargos de Procurador do Estado do Amazonas, Procurador da República e Procurador Regional da República. Foi Procuradora Regional Eleitoral no Amazonas, Conselheira do Conselho Penitenciário do Estado do Amazonas como representante do Ministério Público Federal e Coordenadora do Núcleo de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Procuradoria Regional da República da 1ª Região.
Carlos Frederico Santos é Subprocurador-Geral da República com atuação na área criminal perante o Superior Tribunal de Justiça. É Conselheiro do Conselho Superior do Ministério Público Federal e Coordenador da Câmara Criminal do Ministério Público Federal. Graduou-se em Direito na UFAM. É Doutorando, Mestre em Direito e Especialista em Direito Público pelo UniCEUB. Fez aperfeiçoamento na Escola Superior da Magistratura do Amazonas. Foi Secretário-Geral do Ministério Público da União e presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República. Já exerceu os cargos de Promotor de Justiça, Procurador da República e Procurador Regional da República.

Publicações relacionadas

CÂMARA APROVA PEC DO ORÇAMENTO DE GUERRA; TEXTO SEGUE PARA SENADO

Redação

Após arquivamento do impeachment, atenção agora é para eleição de prefeito

Redação

Transação milionária entre empresas do Amazonas promete revolucionar as ações de desenvolvimento sustentável na região

Redação