Amazonas Destaques Manaus

As principais notícias do dia, confira!

Cresce movimento pela renúncia ou impeachment de Wilson Lima

As manifestações nas ruas, nos hospitais, nas redes sociais mostram que o governador Wilson Lima perdeu o apoio da população diante da incapacidade de administrar o Amazonas em um período em que o Estado enfrenta a pior crise sanitária da sua história. As denúncias de corrupção, a tomada de decisões equivocadas, a inércia e a incapacidade para enfrentar os problemas, além do colapso prematuro do sistema de saúde e as mortes que se acumulam em números assustadores são argumentos que reforçam o pedido de renúncia, de intervenção federal e até de impeachment do governador e do vice-governador.

Inauguração simbólica

O movimento ganha mais força com a constatação do Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina, de que o hospital de campanha instalado no prédio da Nilton Lins, foi inaugurado sem condições de atender pacientes de Covid-19. Falta praticamente tudo: equipamentos, medicamentos, profissionais de saúde e até sabão para lavar as mãos. As UTIs não estão funcionando. A inauguração foi apenas um ato simbólico, uma ação de marketing milionária sem resultado prático nenhum para pacientes que estão morrendo sem ter acesso a um atendimento digno.

Arthur faz um apelo a população

O prefeito Arthur Neto postou um vídeo onde defendeu o isolamento social. Disse ele: “eu apelo à população que continue respeitando o isolamento social, sobretudo com a chegada do feriado, momento em que muita gente, em tempos normais, aproveitaria para sair da cidade, passear, visitar amigos. Por favor evitem sair de casa! Temos visto um cenário crítico que estamos enfrentando e o aumento da movimentação de pessoas só faz a situação se agravar. Devemos resguardar nossa saúde e proteger nossas famílias”.

Mourão se reúne com Wilson

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, desembarca hoje (20) em Manaus para uma reunião de emergência com o governador Wilson Lima. O Governo Federal está preocupado com a falta de gestão do sistema de saúde e com os crescentes números de casos e de mortes por coronavírus no Amazonas.

Órgãos de controle cobram transparência

O Ministério Público de Contas, o Ministério Público Federal e Estadual, o Tribunal de Justiça, a Justiça Federal, o Conselho Nacional de Justiça pede transparência do Governo do Estado nos gastos de combate ao Coronavírus e solução para atender pacientes que estão morrendo por falta de atendimento adequado. Vários ofícios dos órgãos de controle exigem tomadas de decisões rápidas e esclarecimentos imediatos do Governo sobre as denúncias de corrupção (ver fac-símiles).

Carreata do Impeachment

Wilson Lima vem perdendo todas as ações na Justiça. A mais recente foi um pedido de prisão preventiva do oficial da reserva da PM Ubirajara Rossi, um dos organizadores da carreata que pediu o impeachment do governador e do vice. O Ministério Público indeferiu o pedido e a carreata superou todas as expectativas.

Mudança no Ibama

O Ibama no Amazonas tem novo superintendente. O coronel de Exército Rezende Guimarães Filho, assume o cargo deixado por Olímpio Ferreira Guimarães, que foi nomeado para a diretoria de Proteção Ambiental do Ibama nacional, cujo ocupante foi demitido após realizar uma operação contra garimpeiros em terras indígenas.

Wilson fica de fora

Wilson Lima foi um foi um dos quatro governadores a não assinar a carta em defesa da democracia e dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), diante das declarações do presidente Jair Bolsonaro que incitaram manifestações contra o Congresso e os dois parlamentares no domingo (19). Na avaliação deles, as críticas feitas pelo presidente da República aos chefes do Legislativo afrontam os princípios democráticos

Números do Amazonas

O Amazonas tinha até domingo 2.044 casos confirmados de Covid e registrava 182 óbitos por coronavírus. 532 pessoas tiveram alta e são consideradas curadas.

Publicações relacionadas

Carlos Almeida pode perder o PTB

Redação

NOVO APP AJUDA INDECISOS A ESCOLHEREM FILMES NA NETFLIX E AMAZON

Redação

Criança morre soterrada durante chuva em Manaus

Redação

Deixe uma resposta