
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/05/02/professoresamazonas.jpg)
Ano letivo 2020 nas escolas da rede estadual de ensino do AM tem início nesta quinta (6) com 440 mil estudantes — Foto: Seduc-AM/Divulgação
O ano letivo nas escolas da rede pública estadual de ensino do Amazonas tem início nesta quinta-feira (6). De acordo com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, 440 mil estudantes fizeram matrícula em 599 instituições de ensino da rede pública estadual.
Segundo a Gerência de Pesquisa e Estatísticas, a Escola Estadual Solon de Lucena foi uma das mais procuradas no período de matrículas. A unidade de ensino deve receber, a partir desta quinta-feira, 2,8 mil estudantes dos turno matutino, vespertino e noturno. Com 110 anos de atuação, a instituição oferta ensino médio e é uma das mais tradicionais da zona centro-sul de Manaus.
As aulas na rede municipal iniciaram na quarta-feira (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), 237.351 alunos tiveram a matrícula efetivada 11.261 aguardam conclusão.
De acordo com a secretaria, as matrículas em aberto são referentes às designações, que ocorrem quando os responsáveis fazem reserva da vaga, mas ainda não compareceram à unidade de ensino escolhida para confirmar a matrícula com os documentos dos estudantes. Caso todas as designações sejam confirmadas, a Semed-Manaus terá mais de 248 mil alunos no ano letivo de 2020.
A Escola Municipal Áureo Nonato é a unidade com o maior número de alunos da rede municipal de Manaus, com 1.547 estudantes, seguida da Escola Municipal Profa. Jarlece da Conceição Zaranza, com 1.301 estudantes. A Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães é a terceira, com 1.239.
No ano leito deste ano, quatro unidades de ensino que estão obras iniciarão as aulas em março. A Semed, no entanto, afirma que não haverá impactos ao calendário escolar.