Amazonas Destaques Manaus

Amazonino tem 38,6% e Davi 16,8% aponta IDP

Manaus – O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos) tem 38,6 % das intenções de voto dos eleitores de Manaus. David Almeida (Avante) é o segundo colocado, com 16,8%. José Ricardo (PT) é o terceiro, com 10,3% e, em seguida, aparecem Alfredo Nascimento (PL), com 6,8% e Coronel Menezes (Patriota), 5,8%. Os dados são da pesquisa realizada pelo INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP) que ouviu 1.200 mil eleitores de Manaus em levantamento realizado entre 29 de setembro a 1º de outubro em todas as zonas da cidade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Os números mostram, ainda, que o candidato Capitão Alberto Neto (Republicanos) tem 4,5% das intenções de voto, seguido de Ricardo Nicolau com 4,3%. A pesquisa releva ainda que Chico Preto (DC) tem 2,1%; Romero Reis (Novo), 1,7%; Gilberto Nascimento (PSTU), 0,8%; e Marcelo Amil (PCdoB). Responderam que não votarão em nenhuma das opções 3,4%; voto em nulo ou branco, 3,3%; não sabem ou não respondeu, 1,2%; e 0,2% responderam que não irão votar.

Um dado relevante é que 54,7% dos eleitores afirmaram que a intenção de voto é definitiva e 17,7% disseram que podem mudar o voto. Ainda em relação a definição do voto, 16,8% disseram que “talvez ainda mude”; 10,3% afirmaram que “é muito difícil mudar; e 0,5% não sabem ou não responderam.

Os números se referem à pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Na pesquisa espontânea, na qual não se apresentam opções aos eleitores, Amazonino foi citado por 23,7% dos entrevistados. Em seguida aparecem David Almeida, com 9,6%; José Ricardo, 4,7%; Coronel Menezes, 3,8%; Alfredo Nascimento, 2,4%; Ricardo Nicolau, 1,7%; Capitão Alberto Neto, 1,4%; Chico Preto, 1%; Marcelo Amil, 0,4% e Romero Reis, também com 0,4%; e ainda Gilberto Vasconcelos com 0,2%. Durante o levantamento da pesquisa estimulada, 2,9% citaram outros nomes que não disputam o cargo de prefeito.

A pesquisa estimulada revela ainda que 36,3% dos eleitores entrevistados não sabem ou não responderam em quem votaria para prefeito na eleição deste ano. Os votos brancos e nulos, na estimulada, totalizam 11,3%.

Em eventual segundo turno, o ex-governador Amazonino Mendes leva vantagem nos cenários pesquisados. Em embate direto com David Almeida, Amazonino tem 50,5% dos votos e David, 36,7%. Caso dispute com José Ricardo em segundo turno, Amazonino Mendes teria 54,8% e o opositor, 27,9%. Ainda segundo a pesquisa, o ex-governador teria 59,1% dos votos ante 18,3% das intenções de votos em Alfredo Nascimento. Em disputa com Alberto Neto, Amazonino teria 58,8% dos votos e Alberto Neto, 23%.

O IDP ouviu 1.200 eleitores da cidade de Manaus nos dias 29 e 30 de setembro e ainda em 1º de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob a identificação AM-03762/2020.

A pesquisa foi domiciliar, sendo entrevistado um único eleitor por domicílio. Os entrevistados foram escolhidos através de sorteio, observada a estratificação realizada por zonas eleitorais e as quotas amostrais de sexo, idade e escolaridade, tendo todos iguais chances de fazer parte da amostra. O método de seleção amostral utilizado foi a amostragem aleatória estratificada para proporções.

Publicações relacionadas

Pai estuprava a filha dos 10 aos 18 anos

Redação

Após denúncias, Governo do AM decreta suspensão de pagamentos e revisão de contratos referentes à Covid-19

Redação

Colômbia fecha passagem de carros na fronteira entre Tabatinga, no AM, e Letícia

Redação

Deixe uma resposta