Amazonas Destaques Manaus

Amazonas tem 9 dias para criar delegacia especializada de combate à corrupção

O Governo do Amazonas tem 9 dias para criar a delegacia especializada de combate à corrupção. O prazo termina dia 14 e, se não implantar, o Amazonas perde os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Além do Amazonas, outros cincos estados (SP, MS, AP, AL e BA) ainda não atenderam a exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Para criar a especializada basta o governador baixar um decreto criando a unidade para atuar exclusivamente com investigações de fraudes ou modalidades de corrupção praticadas na administração pública e ações de agentes que atuem de forma isolada ou em grupo na lavagem ou ocultação de bens.

CPI vai ouvir ex-secretários

A CPI da Saúde decidiu convocar os secretários de Fazenda, Francisco Arnóbio Bezerra, na gestão de David Almeida (2017) e da Saúde na Gestão de Amazonino Mendes (2018), Francisco Deodato na gestão. Os deputados querem saber mais detalhes sobre o pagamento de exames médicos fraudados e superfaturados realizados e pagos no Governo de Davi Almeida. Com Deodato, os membros da CPI querem informações porque a ex-secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde (FES), Maria de Belém Martins Cavalcante, foi chamada depois de deixar o cargo para assinar documentos relativos ao processo indenizatório.

“Estou à disposição”

Em nota distribuída à imprensa, Deodato disse que Maria Belém não fez parte de sua administração e que nunca teve contato com ela. Deodato disse que está à disposição para esclarecer esse fato ocorrido no Governo de Davi Almeida.

Péricles como vice ?

O pré-candidato do PSD à Prefeitura de Manaus, Ricardo Nicolau, quer o PSL na campanha e pretende convidar o deputado estadual, Delegado Péricles para ser seu vice. Outro nome que o PSL pode indicar para vice é o da jornalista Liliane Araujo, que foi candidata à governadora em 2017.

Ônibus para Manaus

O prefeito Arthur Neto (PSDB) anunciou que 300 novos ônibus vão ser incorporados a frota do transporte coletivo de Manaus. Os primeiros 150 em setembro e o restante em dezembro. “Será um grande ganho para a população, que terá ônibus novos, mais modernos e confortáveis, além de outras melhorias no sistema, com novas estações e reformas de terminais”, disse Arthur.

Abuso de poder religioso

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar no dia 13 de agosto a discussão sobre incluir o abuso de poder religioso como motivo para a cassação de políticos. Atualmente, o tribunal entende que apenas o abuso de poder político e econômico pode resultar na perda do mandato. O debate, levantado pelo ministro Edson Fachin, está em fase inicial, mas já provocou forte reação nas redes sociais e mobilizou a chamada bancada da Bíblia.

Dentadura e eleição

A dez dias do prazo final que permite as inaugurações, alguns prefeitos também fazendo a festa na compra de produtos que podem ser usados para agradar eventuais eleitores. O prefeito de Autazes, Andresson Cavalcante (PSC) vai comprar duas mil dentaduras (próteses dentárias) por R$ 590 mil. O prefeito alega que é um programa com recursos do Governo do Estado, financiado pelo Ministério da Saúde e que existe desde 2005.


LINHA DIRETA

+O desembargador João Simões se prepara para assumir a direção da Escola de Magisratura, após decisão do Conselho Nacional de Justiça que tirou o desembrgador Yedo Simõs, da função.

+Tradicional Festa de Nossa Senhora do Bom Socorro acontece nesta quarta-feira (5) no município de Barreirinha. Em função da pandemia, celebrações serão on line, a exceção de uma carreata.

+O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) entregou kits de gêneros alimentícios a alunos do Campus Avançado do município de Iranduba. Foram contemplados 120 estudantes.

+A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) lançou nova versão do Portal do Cliente, com novas funcionalidades e telas intuitivas.

+A juíza Etelvina Lobo Braga, intimou o Estado do Amazonas a se manifestar em três dias, sobre pedido de liminar feito pelo Sindicato dos Professores contra volta às aulas no dia 10.


+A construção do Velódromo de Manaus alcançou 70% de execução e,além da pista de ciclismo, contempla também a criação de uma quadra de tênis, bicicletário e prédios administrativos

Publicações relacionadas

Presidente do TCE adota medidas de prevenção ao COVID-19 em portaria

Redação

1° caso suspeito de CORONAVIRUS em itacoatiara

Redação

Ônibus pega fogo e fica completamente destruído na Zona Leste de Manaus

Redação

Deixe uma resposta