Amazonas Destaques Manaus

Amazonas registra 5 mortes por Covid-9 nas últimas 24 horas

Governo aponta queda de 50% nas internações por coronavírus

41.378 pessoas testaram positivo para Covid19

Manaus registrou 38 sepultamentos e uma cremação

O Amazonas registrou 818 novos casos, neste domingo (31/05), totalizando 41.378 casos confirmados do novo coronavírus no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A partir desta edição, o boletim passa a apresentar dados detalhados de hospitalização, óbitos, casos confirmados e a evolução diária da doença no Amazonas, especificando os índices da capital e do interior por data.

A partir dos dados sociodemográficos é possível traçar a dinâmica da pandemia no Amazonas com mais precisão, conforme aponta a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

“Quando divulgamos os números absolutos, sem os detalhamentos, a impressão que dá, ao olhar os dados acumulados, é que continuamos com uma subida constante. Nós agora temos gráficos adicionais: além da curva de casos e de óbitos acumulados, teremos também as hospitalizações por Covid no estado, em Manaus e no interior. A partir deles conseguimos perceber claramente a redução”, explica.

A titular da FVS-AM assinala que houve, nas últimas duas semanas, uma redução de 50% no número de hospitalizações. “Trabalhamos também dados sociodemográficos, em que nós avaliamos o isolamento social, a população maior de 60 anos, que são os mais suscetíveis de agravar, a proporção de indígenas e a distância para a capital”, complementa.

A metodologia utilizada pela FVS-AM foi desenvolvida a partir de uma proposta do Ministério da Saúde , posteriormente validada por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Departamento de Epidemiologia da Universidade do Estado do Amazonas. Em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Fundação adaptou um modelo do Ministério da Saúde para uma matriz de risco para monitorar os casos em Manaus e nos 61 municípios do interior.

“A nossa matriz de risco se baseia em dados brutos, mas também em taxas que levam em conta o risco da população. Nós queremos ver a velocidade de progressão dos casos analisando os casos graves, as variações de casos de Covid-19 positivos, a variação de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave e a variação de óbitos por Covid“, explica Rosemary.

Boletim – De acordo com o boletim divulgado neste domingo, foram confirmados por exame laboratorial mais cinco óbitos pela doença, todos ocorridos nas últimas 24 horas, elevando para 2.052 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus deste sábado (30/05), foram registrados 38 sepultamentos, sete óbitos domiciliares e uma cremação.
Ao todo, 50 municípios do interior apresentam óbitos confirmados até o momento, em um total de 686. A lista inclui Manacapuru (90); Parintins (58); Tabatinga (57); Tefé (54); Coari (54); Itacoatiara (45); Maués (29); Iranduba (23); Benjamin Constant (23); Autazes (22); São Gabriel da Cachoeira (21); Presidente Figueiredo (16); Barcelos (15); Santo Antônio do Içá (14); Careiro Castanho (13); Borba (12); Tonantins (12); São Paulo de Olivença (11); Rio Preto da Eva (11).

Completam a lista Jutaí (9); Fonte Boa (8); Alvarães (8); Nova Olinda do Norte (8); Boca do Acre (6); Amaturá (6); Novo Aripuanã (6); Manaquiri (6); Beruri (5); Novo Airão (5); Itapiranga (4); Silves (4); Tapauá (3); Anori (3); Barreirinha (3); Carauari (2); Urucará (2); Urucurituba (2); Caapiranga (2); Boa Vista do Ramos (2); Manicoré (2); Nhamundá (2); Maraã (1); São Sebastião do Uatumã (1); Careiro da Várzea (1); Codajás (1); Humaitá (1); Guajará (1); Santa Isabel do Rio Negro (1); e Atalaia do Norte (1).

Outros 331 óbitos estão em investigação epidemiológica e 185 foram descartados para o novo coronavírus

Fonte: Portal Unico

Publicações relacionadas

Prefeitura faz convênio com Ufam para oferecer MBA em Gestão Pública aos servidores

Redação

NETFLIX LANÇA SÉRIE DOCUMENTAL SOBRE PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Redação

Lei Geral de Proteção de Dados é adiada para maio de 2021

Redação

Deixe uma resposta