Amazonas Brasil Destaques Manaus

ACOMPANHE OS DESTAQUES DO DIA, COMEÇANDO COM ” início de processo de impeachment de Wilson Lima e do vice”

🔻 Assembleia inicia hoje o processo de impeachment de Wilson Lima e do vice

🔻 Tudo começa com a leitura de 600 páginas do processo

🔻 Blocos partidários vão indicar membros da Comissão

🔻 Expectativa é para quem será o presidente e o relator

A Assembleia Legislativa do Amazonas promete ter hoje uma sessão histórica com a formação da Comissão Especial que vai elaborar o parecer sobre o impeachment do governador e do vice. É a primeira vez que um governador do Estado sofre vai responder a um processo de impeachment. Tudo começa com a leitura de 600 páginas que constam na denúncia de crime de responsabilidade contra o governador e o vice. Os membros da Comissão serão indicados por sete blocos partidários e em seguida os deputados indicados vão eleger o presidente e o relator da Comissão. Se seguir o rito normal, o processo pode durar pelo menos dois meses.

✅ As indicações por blocos

O bloco DEM/PTB/PSC/MDB – Formado por Ferraz, Gomes, Saulo e Alessandra tem 3 vagas. O bloco Bloco Progressistas – Formado por Belão/Maiara e Álvaro tem 2 vagas. Bloco PL – Formado por Joana/Cabo Maciel tem 1 vaga. O Bloco PSD/PV – Formado por Bessinha e Cidade tem 1 vaga, totalizando sete vagas na Comissão Especial de deputados pró-governo.

✅ Outros blocos

Tem ainda os Blocos PRTB/PSL/Patriotas/PSDB/Republicanos – Formado por Josué, Fausto, Péricles, Felipe, Terezinha e João Luiz que tem 5 vagas. já o Bloco Podemos – Formado por Wilker, Abdala e Dermilson tem 2 vagas. Bloco PSB/PDT/PT – Formado por Serafim, Adjuto e Sinésio tem 2 vagas, totalizando 9 vagas de deputados que hoje se declaram independentes ou de oposição ao Governo.

✅ “Agora é com o povo, deputados e com Deus”

Ao anunciar a formação da Comissão para esta terça-feira (12/5), o presidente da Aleam, Josué Neto, escreveu no seu Twitter:
“Passamos pela Primeira fase, recebendo a denúncia com os documentos exigidos por Lei. Amanhã (Terça) se dará o início do Processo de Impeachment do Governador e do Vice Governador. Agora é com o povo, deputados e com Deus.

✅ Tropa de choque de Wilson

Mesmo com 70% dos amazonenses favoráveis ao seu impeachment, Wilson Lima tem hoje a quantidade mínima necessária (9 deputados ) para evitar o impeachment. São eles: Joana Darc, Alessandra Campelo, Saullo Vianna, Carlos Bessa, Roberto Cidade, Cabo Maciel, Álvaro Campêlo, Terezinha Ruiz e João Luís. Ma é só o começo. Serão semanas de tensão política.

✅ Parece diz que impeachment é ilegítimo

Ontem, o Governo distribuiu para imprensa um parecer do advogado e ex-ministro do STF, Ilmar Galvão, que diz que o processo de impeachment do governador e do vice difere de todos os julgamentos de impeachment já julgados pela Suprema Corte e é ilegítimo. Josué Neto, segundo ainda o parecer, não tem a imparcialidade necessária para presidir o julgamento.

✅ Relações perigosas

No dia 8 de maio, o jornalista Claudio Humberto, postou no site “Diário do Poder”: Às voltas com seu impeachment iminente e alvo de processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por compra superfaturada de respiradores, o governador do Amazonas, Wilson Lima, circulou em Brasília,com um Alessandro Bronze, lobista que teria “grande influência” nos tribunais”.Na capital federal ficam os escritórios dos advogados mais conhecidos e mais caros do Brasil.

✅ Pensão restabelecida

Por decisão do desembargador Aristóteles Thury,o ex-governador do Amazonas, José Melo, voltará a receber a pensão especial de R$ 34,5 mil a partir deste mês. O Tribunal de Justiça do Amazonas havia decidido cessar a suspensão do pagamento, suspenso em fevereiro de 2020, após revogação do Art. 278, que previa o benefício aos ex-governadores do estado. Melo teve mandado cassado em 2016 por compra de votos.

✅ Isolamento social

O governador Wilson Lima se reúne hoje (12) com chefes dos poderes e representantes do comércio e indústria para avaliar medidas mais restritivas para o combate à pandemia. “O objetivo é salvar vidas e se não houver redução comprovada nos registros de casos, de pacientes graves e óbitos, não há como promover reabertura. Ao contrário, podemos, seguindo orientações da área de SAÚDE, promover mais restrições para que as pessoas fiquem em casa.“, justificou o governador em seu Twitter na manhã desta terça-feira.

Publicações relacionadas

Caixa reduz juros e anuncia R$ 33 bi em estímulos para economia

Redação

Edgar Filho o repórter vai lançar sua pré-candidatura a vereador no Iranduba em março

Redação

Depois de nossa denuncia Seas ajusta medidas preventivas para o manuseio correto dos alimentos por parte dos funcionarios, veja nota .

Redação

Deixe uma resposta