Amazonas Destaques Manaus

A um mês das convenções, pré-candidatos intensificam a disputa pela Prefeitura

A 29 dias para o início do prazo para as convenções partidárias que este ano será entre os dias 31 de agosto a 17 de setembro, os pré-candidatos intensificaram a disputa pelo comando da Prefeitura de Manaus. Todas as pesquisas até agora divulgadas indicam que será uma eleição em dois turnos. Se a eleição fosse hoje, a disputa seria entre Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Amazonino, segundo as pesquisas, é o líder isolado com o dobro de intenção de votos do segundo lugar. Mas como ainda faltam mais de 90 dias para a eleição esse quadro pode mudar uma vez que 60% dos eleitores ainda não têm candidato definido.

Aposta dos candidatos

É nisso que apostam os pré-candidatos José Ricardo (PT), Alberto Neto (Republicanos), Alfredo Nascimento (PR), Marcos Rotta (DEM), Josué Neto (PRTB), Ricardo Nicolau (PSD), Chico Preto (DC), coronel Alfredo Menezes (Patriota), Hissa Abraão (PDT) Romero Reis (Novo) e outros que ainda pretendem se lançar na disputa.

Foco na segunda vaga

Como a posição de Amazonino é folgada, os pré-candidatos vão focar na segunda vaga. Na eleição passada (2018) David foi atropelado por Wilson Lima e ficou de fora do segundo turno. David tem pouco tempo de televisão (apenas 1,4 inserção de 30 segundo por dia) e precisa ter força nas redes sociais para crescer numa disputa com mais de 10 candidatos. Ou fecha uma aliança que lhe garanta força política e espaço no programa eleitoral, ou corre riscos de mais uma vez ficar de fora da disputa do segundo turno.

O jogo mal começou

José Ricardo, Alberto Neto, Alfredo Nascimento, Ricardo Nicolau, Marcos Rotta e Coronel Menezes se mostram confiantes de que podem chegar lá, ultrapassando Davi Almeida. Eles alegam que o jogo mal começou e que até a eleição de 15 de novembro há uma “eternidade” em que tudo pode acontecer. Inclusive, nada !

Gestor empresarial

Na sexta-feira (31/7), Ricardo Nicolau oficializou sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus com o apoio do Solidariedade. Nicolau se apresenta como um gestor empresarial e parlamentar ficha limpa. Está trabalhando para aumentar o arco de aliança conversando com lideranças do PSL e Progressistas. Nicolau diz que estudou os problemas de Manaus e que está montando um plano administrativo diferente dos habituais, com foco na saúde.

Alfredo espera o PSDB

Alfredo Nascimento intensificou as reuniões nos bairros e trabalha para ter o PSDB, do prefeito Arthur Neto, na sua coligação, tendo Conceição Sampaio como vice. Alfredo teria assim tempo de tv, estrutura e fôlego para ter uma candidatura competitiva.

PT aposta na união das esquerdas

José Ricardo aposta na união das esquerdas para chegar ao segundo turno. Nos bastidores, o “homem da Kombi” diz que se tiver ao seu lado o PSB, Psol, Rede Sustentabilidade e o PCdoB, estará fácil no segundo turno. Ele não está medindo esforços para formatar essa união das esquerdas.

Decisão de Arthur

A grande interrogação entre os pré-candidatos é quanto à participação do prefeito Arthur Neto na campanha. Arthur tem cacife para, se entrar de cabeça no processo, influenciar fortemente no resultado. O leque de Arthur vai de Alfredo Nascimento, passa por Conceição Sampaio, David Almeida, Amazonino Mendes e até mesmo ficar sem candidato no primeiro turno. Mas Arthur sempre deixa sua decisão para os 45 minutos do segundo tempo.

Participação de Bolsonaro

Outro apoio esperado é o do presidente Jair Bolsonaro, que já descartou participar da eleição este ano. Bolsonaro está focado na sua reeleição e sabe que o melhor para ele é ficar distante da corrida pelas prefeituras. Mas Alfredo Menezes, Josué Neto, Chico Preto e Romero Reis ainda esperam que Bolsonaro mude de ideia e abrace as suas campanhas.

BR 319 tem EIA-Rima

O Ibama confirmou que recebeu o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do Trecho do Meio da BR-319, que liga Manaus/AM a Porto Velho/RO. A informação foi divulgada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) após encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Ainda será preciso aguardar a liberação da licença ambiental para a reconstrução da rodovia, que todo ano de eleição volta ao palco principal.

Pesquisa eleitoral

O Instituto Pontual promete divulgar até o dia 15 mais uma pesquisa eleitoral. A coleta dos dados começou no dia 31 e os pesquisadores vão entrevistar 1.067 eleitores. Serão colocados para apreciação 13 nomes de pré-candidatos. Desta vez, o instituto promete divulgar cenários de segundo turno.

LINHA DIRETA

+A Justiça acatou ação do Ministério Público Estadual e determinou que a Prefeitura de Caapiranga suspendesse a realização de uma festa de inauguração de uma praça.

+A UEA vai anunciar nesta segunda-feira o retorno das aulas na capital e interior não presencial, com o uso de tecnologias digitais .

+Pesquisa da Action Pesquisa de Mercado, em Parintins, constatou que 72% do eleitorado não sabe em quem vai votar para vereador.

+Campanha nas redes sociais pelo tratamento do cantor e compositor de toadas, Emerson Maia, que está internado em um hospital de Manaus. O link da vaquinha on-line é http://vaga.me/1251966.

+Professores do estado sinalizam com greve, caso o governo mantenha a decisão de volta as aulas nas escolas públicas de Manaus, no dia 10 de agosto.

Publicações relacionadas

Eirunepé recebe mais uma tonelada de equipamentos e medicamentos para combate ao coronavírus

Redação

Urgente: Marcelo Freixo do PSOL chama de assassinos os cabeleireiros, barbeiros e donos de academias e diz que eles matarão milhões de brasileiros ao voltar ao trabalho, veja

Redação

Obras devem colocar Manaus no topo das cidades inteligentes e empreendedoras, diz Prefeitura

Redação

Deixe uma resposta