Amazonas Cotidiano Destaques Manaus

Prefeitura faz abertura da Campanha Janeiro Roxo

Prefeitura de Manaus deu início na manhã desta terça-feira, 7/1, à programação da campanha Janeiro Roxo, para estimular os exames de pele que podem detectar precocemente a doença e evitar danos. A abertura aconteceu durante as atividades do programa “Saúde nas Galerias”, no Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

Foram oferecidos serviços como consultas e exames dermatológicos, testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, avaliação antropométrica, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, exames preventivos e imunização.

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou que, durante todo o ano, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferecem para a população o exame de pele, que é o meio mais eficaz para identificar a hanseníase.

“Muitas atividades e ações extramuros estão programadas para atender a população, conforme nos determinou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. A hanseníase é uma doença que tem cura e pode ser diagnosticada precocemente. Por isso, pedimos para que a população compareça em nossas unidades de saúde para fazer exame”, recomendou Magaldi.

As ações de intensificação estão sendo realizadas desde o dia 2/1, e vão se estender até o dia 31/1, em locais como shoppings centers, feiras, escolas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), cozinhas comunitárias, entre outros, com o objetivo de promover saúde e informar a população sobre a doença. Para o encerramento da campanha, no dia 31/1, está prevista uma caminhada pelas ruas do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

O secretário-interino de Direito do Consumidor e Ouvidoria/Procon Manaus (Semdec), Rodrigo Guedes, disse que toda a prefeitura abraça campanhas nacionais como a do Janeiro Roxo. “Buscamos fazer com que as pessoas se conscientizem sobre essa doença, precisamos ficar alertas porque qualquer um de nós pode contraí-la”, disse Rodrigo.

O exame de pele é oferecido em todas as unidades de saúde. Imediatamente após a confirmação do diagnóstico, é iniciado o tratamento que dura de 6 a 12 meses, se seguido corretamente. O medicamento é gratuito e está disponível somente na rede pública de saúde. A transmissão da hanseníase ocorre quando uma pessoa doente elimina a bactéria, por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. A doença não é transmitida por abraços, carinhos e apertos de mão.

A hanseníase em Manaus

Em 2018, Manaus registrou 116 casos, com uma taxa de detecção geral de 5,41 casos/100.000 habitantes, sendo considerado um nível médio de endemicidade da doença, de acordo com o Ministério da Saúde, cujo parâmetro varia entre 2,00 e 9,99/100 mil habitantes. Na população de menores de 15 anos, grupo prioritário de monitoramento, foram 12 casos com uma taxa de detecção de 1,99/100.000 habitantes.

No período de 2013 a 2018 houve uma redução de 54,2% na taxa de detecção geral, no entanto a intensificação das ações de busca ativa de casos em áreas prioritárias, exame dermatológico em escolares podem ter contribuído para o aumento da detecção de casos em 2019, onde já foram registrados 126 novos casos da doença com taxa de detecção de 5,76/100.000 habitantes, dos quais oito casos foram em menores de 15 anos.

Nas atividades realizadas em parceria com os Distritos de Saúde e Secretarias de Educação – municipal e estadual, em 2019, já foram acessadas 174 escolas do Programa de Saúde Escolar (PSE), examinados 37.217 alunos e diagnosticados e tratados 2.663 tipos de dermatoses. Com essas ações, a Semsa espera evitar o surgimento de casos com incapacidade física, decorrentes do diagnóstico tardio da hanseníase.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Fotos – José Nildo / Semsa

Related posts

Wilson Lima fecha, em São Paulo, parceria para atender crianças com cardiopatia congênita do Amazonas

admin

Chegada do Papai Noel terá espetáculo de Natal no parque da Criança

admin

Amazonas foi estado que mais gerou emprego no turismo na região Norte no último ano, aponta CNC

admin

Leave a Comment