Amazonas Destaques Educação Manaus

‘É possível fazer ensino público gratuito eficaz’, disse Arthur, ao visitar obra de escola no Santa Etelvina

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou as conquistas da sua gestão na área educacional e projetou mais ganhos no futuro, durante visita à obra do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professora Ana Raimunda Gadelha, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte, realizada nesta quinta-feira, 5/12.

“Estamos em nono lugar no Ideb e, no próximo ano, a gente sobe para oitavo, nos credenciando para o amadurecimento do projeto de infraestrutura física das escolas e, a partir daí, poder lutar pelas primeiras posições, porque o que queremos é mostrar que é possível fazer ensino público gratuito eficaz”, disse o prefeito.

O novo Cime, que está com 75% da unidade de ensino infantil concluída e 85% da unidade de ensino fundamental executada, irá receber mais de 1,2 mil alunos já a partir do próximo ano letivo. “Mesmo nas escolas que não tinham a estrutura adequada, conseguimos avançar nos índices educacionais, isso graças aos professores. Por isso fazemos questão em sermos pontuais nos salários, no pagamento das datas-base, décimo terceiro e, graças a tudo isso, podemos dizer que, agora, é uma nova etapa”, explicou Arthur.

Com estrutura completa para o ensino, o Cime terá todo o padrão de acessibilidade, incluindo elevadores para deficientes físicos e também quadra poliesportiva. “Não é uma mera escola, é um complexo escolar. Estruturas desse porte fazem inveja a escolas particulares e são melhores e mais bonitas que todas escolas públicas que eu já vi neste país. Nunca vi uma escola pública desse porte”, ressaltou o prefeito.

Avanços

Ainda dentro dos avanços na educação básica de Manaus, as ações de valorização dos professores também se voltaram ao aprimoramento dos educadores. “Nós ‘pós-graduamos’ uma série de professores no Programa Bolsa Pós-Graduação. A fé que eu coloco nos meus professores e professoras, nos gestores, no pessoal de educação, é uma fé que me faz crer que, aonde eles chegarem, bem apoiados, eles vão fazer um grande trabalho. Sou muito grato aos professores e aos alunos da rede pública municipal de ensino”, ressaltou o prefeito de Manaus.

Ainda durante a visita à obra, Arthur se emocionou ao contar a história de uma aluna da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que ajudou a mãe a se tornar uma microempreendedora com o que aprendeu em sala de aula, por meio do programa “Empreendedorismo nas Escolas”.  “Ela [a aluna] montou para a mãe dela uma microempresa. Graças ao que aprendeu na escola, a mãe agora é uma lojista, ela tem uma empresa toda regular para trabalhar unhas. Como não vou me emocionar com uma coisa dessas?”, disse o prefeito, emocionado.

Arthur Neto lembrou, ainda, que a educação é o instrumento mais eficaz no combate à injustiça social. “Investir em educação é o melhor caminho para igualar as coisas, para dar oportunidades iguais e um futuro brilhante, a perder de vista”, finalizou.

Texto – Maurício Freire / Semcom

Fotos – Alex Pazuello / Semcom

Related posts

Prefeitura entrega as obras de reforma das quadras do parque Ponte dos Bilhares

admin

Mais dois bairros da zona Oeste recebem obras de recuperação viária pelo Requalifica 2

admin

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo tem aumento de 40% em um ano no Amazonas, aponta IBGE

admin

Leave a Comment