Amazonas Destaques Entretenimento Manaus

Prefeitura inaugura árvore de Natal sustentável na Max Teixeira

Em clima de festa e descontração, a Prefeitura de Manaus entregou, nesta quinta-feira, 28/11, à noite, a árvore de Natal, localizada na entrada do bairro da Cidade Nova, na confluência das avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, na zona Norte. Com 15 metros de altura, a árvore possui bengalas como decoração, em referência aos pastores que cuidam das suas ovelhas, um dos símbolos do Natal.

28.11.2019 Prefeitura entrega árvore de natal da Max Teixeira

Essa é a segunda grande árvore inaugurada pelas ações do “Natal do Abraço”, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, que também é responsável por organizar toda a decoração natalina da cidade, além de uma vasta programação, com ações que fortalecem os bons sentimentos que florescem nesta época do ano, por meio da solidariedade.  A primeira árvore de Natal entregue à população foi a da praça da Matriz, no Centro.

“Hoje a cidade ganhou mais uma grande árvore de Natal, que com suas cores e luzes nos transmitem sentimentos de alegria, paz e esperança. Ainda teremos outras grandes árvores de Natal a entregar à população, ornamentações em diversos espaços públicos, decoração em ruas e avenidas, além de toda uma programação cultural e artística para fazer com que todos entrem no clima do ‘Natal do Abraço’. Essa atmosfera festiva e reflexiva é importante para que possamos sentir, verdadeiramente, o clima de Natal”, destaca a presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

A árvore é totalmente sustentável, o projeto é de autoria da artista plástica Rosa dos Anjos e foi confeccionado com aproximadamente 60 mil garrafas PET. O material utilizado tem como origem a coleta seletiva realizada por cooperativas de catadores e moradores da cidade.

“A cidade está em festa. E essa é uma árvore totalmente sustentável, feita com 60 mil garrafas PETs, mostrando a grande preocupação que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto tem com o meio ambiente. O prefeito tem trabalhado muito para que todos possam chegar no mês de dezembro com perspectiva de dias melhores, com uma gestão que se preocupa em levar qualidade na educação, na saúde, na assistência, na infraestrutura, enfim, em todas as áreas que atendam a população. Assim, já podemos antecipar os votos de um feliz Natal para todos”, destacou a secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio.

As luzes da grande árvore foram acesas pontualmente às 19h, após a apresentação do coral e da apresentação teatral dos alunos da escola municipal Lucila de Freitas, localizada na Colônia Santo Antônio.

Atração

Situada na confluência das avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, a árvore sustentável é atração anual de toda família que passa pelo local.

“É um orgulho ter ela aqui na nossa avenida principal, para mim, é a árvore de Natal mais lida da cidade, ela representa o início do clima natalino”, declarou a professora Juliana Campos, que mora no bairro de Flores.

Durante sua confecção, a árvore proporcionou a geração de aproximadamente 150 empregos temporários diretos e indiretos, entre catadores, membros de cooperativas, artesãos e artistas. Este ano, 40 venezuelanos, que estavam nas ruas da cidade, pedindo ajuda, foram incorporados ao projeto. Todos ganharam um salário mínimo por mês trabalhado, mais vale-transporte e alimentação.

Esta inclusão também serviu de inspiração para a artista Rosa dos Anjos que, por meio da árvore, deixa uma mensagem para a população.

“Este ano ela tem o tom verde de esperança, de compartilhamento, de abraço, de meio ambiente, todos os sentimentos bons que formam o ‘Natal do Abraço’”, disse a artista plástica.

— — —

Texto – João Pedro Figueiredo / Semcom

Fotos – Mário Oliveira / Semcom

Related posts

Amazonas vai coordenar compra coletiva de remédios para estados da Amazônia Legal

admin

Salve vidas, torne-se doador de sangue regular

admin

Prêmio de Excelência Educacional Pan-Amazônica vai para professora da rede municipal

admin

Leave a Comment