Equipe do SAMU Manaus treina profissionais da saúde em São Paulo de Olivença

0
448

Vinte e dois profissionais de suporte básico, recentemente contratados pela Prefeitura de São Paulo de Olivença – município localizado a 1.235 quilômetros de Manaus -, iniciaram nesta terça-feira, 7/11, um curso de Atendimento Básico de Urgência com três enfermeiras e um técnico em Enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU Manaus).

 

A capacitação inclui atendimento de Urgência e Emergência pré-hospitalar, atendendo as recomendações da norma 2048, do Ministério da Saúde, que dispõe dos princípios e diretrizes, de atendimentos desta natureza.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os profissionais do SAMU Manaus estão atuando como monitores em cursos ministrados em várias cidades do interior, consolidando a parceria firmada pela Prefeitura de Manaus com as prefeituras dos municípios do Alto Solimões.

 

“Algumas prefeituras estão reaparelhando e montando equipes mais robustas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Por isso, as Secretarias de Saúde estão desenvolvendo atividades com aulas teóricas e práticas de Suporte Básico de Vida (SBV), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), Atendimento ao Trauma, Desastre e Catástrofe, Parto Normal e Emergências Psiquiátricas”, explicou Magaldi.

 

A chefe do Núcleo de Educação Permanente de Urgência do SAMU Manaus, enfermeira Leda Lima Sobral, salientou que os cursos são oferecidos com a intenção de dar suporte técnico especializado, com as novidades no atendimento de urgência, aos profissionais que estão em regiões distantes da capital.

 

“É mais adequado nos deslocarmos para essas áreas porque a logística mais rápida é possível apenas por avião. Nós entramos com os recursos humano e material e toda a despesa de hospedagem é paga pela administração dos municípios”, ressaltou Leda.

 

Além dos procedimentos já realizados nos cursos oferecidos nas cidades do interior, a partir de agora, serão incluídos como parte da programação, a cadeia de sobrevivência da Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA), protocolo START, para triagem de pacientes em grandes acidentes e assistência ao parto iminente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here