3ª Edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é lançada em Manaus

0
175

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira, 2/10, uma oficina para a apresentação e o lançamento da 3ª Edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e do Protocolo de Saúde do Idoso. O evento aconteceu no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em parceria com o Governo do Amazonas, tendo como público alvo 80 profissionais que atuam na Atenção Básica de Manaus e outros 11 municípios do baixo e médio Amazonas.

 

Durante a abertura da oficina, o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Jean Abreu, explicou que a Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento utilizado com o objetivo de qualificar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo um melhor acompanhamento da saúde integral do idoso.

 

“A nova edição da caderneta vai possibilitar o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações gerais sobre a pessoa idosa, contribuindo para que o idoso tenha um atendimento com maior qualidade nas Unidades de Saúde”, destacou Jean.

 

Além de orientações para o autocuidado do idoso, a caderneta registra informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, os hábitos de vida e condições de saúde, identificando o grau de vulnerabilidade do idoso.

 

“A caderneta já vem sendo utilizada desde 2006, quando houve o primeiro lançamento em Manaus. Um dos diferenciais dessa nova edição é a possibilidade de identificar as fragilidades da pessoa idosa atendida na Atenção Básica. Será possível monitorar e identificar se o paciente é um idoso robusto, quando é independente e não precisa que uma terceira pessoa faça atividades por ele, se está em risco de fragilidade ou já fragilizado. São informações importantes para que os profissionais possam intervir de forma adequada e montar um plano de cuidado diferenciado para cada paciente”, informou a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, Maria Eliny Rocha.

 

Os participantes da oficina, que será encerrada nesta terça-feira, 3, irão atuar como multiplicadores das informações junto aos profissionais nos cinco Distritos de Saúde de Manaus (Sul, Leste, Oeste, Norte e Rural). “A expectativa é que a partir do mês de novembro a Caderneta do Idoso já esteja disponível em todas as UBSs, com os profissionais já capacitados para utilizar o instrumento”, informou Maria Eliny, informando que no Censo de 2010, Manaus registrava uma população de 108 mil idosos e que a projeção atual é para uma população idosa de 124 mil pessoas.

 

Consulta pública

A Semsa disponibiliza a partir desta terça-feira, 3, o Protocolo de Saúde do Idoso para consulta pública, onde profissionais de saúde e a população em geral poderão ter acesso e contribuir com sugestões. O material ficará disponível até o dia 31 de outubro no link:http://semsa.manaus.am.gov.br/consulta-publica-saude-do-idoso.

 

Programação

 

2º Dia: 03/10

08h – Apresentação do Protocolo de Saúde do Idoso da APS de Manaus.

09h50 – Intervalo.

10h – Continuidade da Apresentação do Protocolo

11h – Perguntas.

12h – Almoço.

13h30 – Divisão de Grupos e Construção de Propostas para Implementação da Caderneta e do Protocolo.

16h – Apresentação dos Resultados e Considerações Finais.

17h – Encerramento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here