Prefeitura de Manaus dá início ao projeto ‘Ciclo Guarda’ para patrulhamento do patrimônio público

0
171
30.09.2019rAbertura do projeto Ciclo GuardarFoto.Altemar Alcantara.Semcom

Prefeitura de Manaus promoveu nesta segunda-feira, 30/9, a abertura do curso de capacitação do projeto “Ciclo Guarda”, que visa aplicar o patrulhamento preventivo ao patrimônio público com o uso de bicicletas. Inicialmente, as equipes da Guarda Municipal irão atuar em dois pontos turísticos da cidade, no parque dos Bilhares e no complexo turístico Ponta Negra.

“O curso do ciclopatrulhamento tem por objetivo capacitar os guardas municipais quanto à utilização das normas de segurança e os princípios técnicos necessários para o desempenho do serviço de patrulhamento com bicicletas nas áreas de grande extensão de atuação. É uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para que os guardas reforcem a proteção do patrimônio público”, afirmou a diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi/Semad), Stela Cyrino.

O ciclopatrulhamento é uma atividade que, cada vez mais, está sendo incorporada nos serviços dos guardas municipais para agilizar o atendimento das demandas da população. A capacitação inclui triagem de exames médicos, aptidão física e o curso de ciclopatrulhamento, com aulas teóricas e práticas, apoiado pela Espi/Semad, Polícia Militar do Amazonas, empresa Caloi e Medical Clin.

Para o supervisor do Grupo de Operações Especiais (GOE), Leobino Pereira, o curso vai contribuir com o trabalho da guarda nos parques da cidade. “Esse curso vai alavancar na política de mobilidade, no patrulhamento nos parques e, com certeza, trará pontos positivos. E quem ganha com isso, com certeza, é o cidadão”, ressaltou.

Para o diretor do Comando da Guarda Municipal, Diego Coelho, o projeto faz parte da continuidade de requalificação da corporação, que busca melhorar, inovar e capacitar os guardas, além de treiná-los para a utilização da bicicleta como meio de transporte. “O projeto tem a importância de melhorar a qualidade de vida dos guardas municipais, que vão trabalhar nas bicicletas, bem como maior agilidade, mobilidade e pronta resposta na área da segurança do patrimônio, nos parques e praças”, assinalou.

Sobre a Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Manaus completou no dia 15/6, 70 anos de criação e prestação de serviços à capital amazonense. A corporação é responsável pela segurança patrimonial de pontos turísticos da cidade, além de atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), creches municipais, Junta Militar, terminais de integração da Cidade Nova (T4) e São José (T5), eventos municipais e outros espaços públicos e conta com o efetivo de 451 guardas municipais.

Desde 2016, a corporação vem sendo modernizada. Os guardas receberam novos equipamentos de segurança como coletes balísticos e acessórios para uso em motocicletas como capacetes, coletes e proteção de braços e pernas, entre outros.

Texto – Noelle Cabral / Casa Militar

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here