Avenida Nathan Xavier recebe plantio de árvores em parceria do município com ciclistas

0
958

A avenida Nathan Xavier, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, recebeu uma recomposição da arborização do passeio público neste domingo, 22/09. A ação marcou o encerramento das atividades da Semana da Árvore, realizado pela Prefeitura de Manaus, e contou com a parceria do movimento de ciclistas Pedala Manaus.

Feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o plantio também se deu em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, 22/9, instituído para alertar sobre a redução de gases do efeito estufa gerados pela queima de combustível dos veículos e como forma de estimular o uso da bicicleta. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o Departamento Estadual de Transito (Detran-AM) também apoiaram a ação.

De Nova York, onde acompanha o prefeito Arthur Virgílio Neto e a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, na Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), o secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a preocupação ambiental da gestão do prefeito Arthur e a importância das ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população que vive na cidade.

“Ressalte-se aqui o quanto o prefeito tem representado a opinião dos povos da região amazônica e o quanto o pacto das cidades amazônicas tem repercutido mundialmente com os anseios dos governos locais e a necessidade de apoio para as ações de combate ao desmatamento e melhoria da qualidade ambiental das cidades”, observou Antonio Nelson. “Um exemplo desse esforço é o trabalho de arborização urbana da Prefeitura de Manaus e as ações feitas em parceria com a sociedade civil. Plantamos árvores e levamos à sociedade a essa reflexão sobre a importância de atitudes assim para a vida no planeta”, completou.

O diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, destacou que o programa Arboriza Manaus vem desenvolvendo desde 2016 ações contínuas de plantio e manutenção de mudas de árvores em toda a cidade. De lá pra cá, já são mais de 34,7 mil novas árvores inseridas no contexto urbano, atendendo à determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto de reduzir o déficit de arborização nas vias e passeios públicos da capital do Amazonas.

“Encerramos uma semana intensa de atividades que contou com distribuição de mais de 2,5 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais e a realização de plantio de mudas de árvores em áreas verdes e no corredor viário da cidade, que integra o projeto de requalificação ambiental do igarapé do Mindu”, afirmou Deyvson Braga.

O coordenador do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, agradeceu a parceria e demonstrou interesse em participar e envolver cada vez mais os ciclistas em ações de arborização na cidade. “Isso que a Prefeitura de Manaus está fazendo em conjunto com o Pedala, que representa a sociedade civil, em promover uma ação para reforçar a importância da arborização, da bicicleta e de se ter uma cidade mais sustentável, é uma iniciativa sensacional e que, eu entendo, deve ser provocada cada vez mais”, afirmou.

Os ciclistas vibraram com a possibilidade de contribuir com a arborização da cidade. O aposentado Carlos Alberto Araújo plantou junto com o neto uma muda de jutairana. “Considerando a devastação que existe hoje, com muita gente devastando e poucos realizando plantios, é muito importante para nós e para as próximas gerações uma iniciativa tão boa quanto essa”, comentou, emocionado.

O trabalho de recomposição contemplou um dos lados do passeio público da avenida Nathan Xavier. Foram plantadas 76 mudas de jutairana, espécie nativa da Amazônia e apropriada para a arborização urbana. A via possui, no total, 535 árvores em crescimento.

— — —

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas

Fotos – Divulgação / Semmas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here