Tem início o treinamento para mesários que irão atuar nas eleições do Conselho Tutelar

0
1397
Manaus - 16.09.2019rCapacitação de servidores para Eleição do Conselho TutelarrFoto.Altemar Alcantara.Semcom

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início na manhã desta segunda-feira, 16/9, ao treinamento para mesários e coordenadores, que atuarão durante a eleição 2019 para conselheiro tutelar de Manaus, no quadriênio 2020/2023. 

Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), a capacitação acontecerá até esta terça-feira, 17/9, das 9h às 12h, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

“Em ano de eleição do Conselho Tutelar, é importante destacar que a votação no pleito não é obrigatória, mas é uma causa que tem como papel fundamental resgatar os direitos da criança e do adolescente. Esses direitos são defendidos pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que não tem medido esforços para que o pleito possa transcorrer na tranquilidade e lisura necessária”, destacou a secretária da Semasc, Conceição Sampaio.

Durante o treinamento os mesários e coordenadores aprenderam sobre os procedimentos necessários para que o pleito funcione sem irregularidades como pede a legislação eleitoral.

“É essencial o treinamento para servidores municipais que serão mesários e coordenadores, pois eles desempenham um papel fundamental no pleito. O mesário é quem recepciona e direciona o eleitor, sem ele não é possível realizar uma eleição”, disse o técnico do TRE/AM, Edrei Fabrício de Souza.

Apoio

Para reforçar o pleito, a eleição contará ainda com a participação dos bolsistas do programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus.

Nos dias 18, 19 e 23/9, a capacitação será destinada para os bolsistas no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, 3.259, bloco D, no Parque das Laranjeiras.

Eleições

A eleição para novos conselheiros tutelares será no próximo dia 6 de outubro, em todas as zonas da capital, com 145 escolas usadas como pontos de votação.

De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Carvalho, o cidadão precisa estar portando o título de eleitor e um documento original com foto, e tem o direito de votar em um candidato de sua área de abrangência.

“Nós gostaríamos de convocar a população para a votação, no intuito de firmar o compromisso na garantia de direitos da criança e do adolescente. No dia da eleição, o pleito vai acontecer normalmente, a sessão vai abrir 8h e encerrará às 17h”, explicou.

Direito a votar

Pessoas maiores de 16 anos e que possuem título de eleitor podem votar. Cada cidadão tem o direito de escolher apenas um representante da zona em que reside.

Estão aptos para concorrer às vagas de conselheiros tutelares 257 candidatos. Do total, serão eleitos cinco membros titulares e dez suplentes. É importante salientar que o número de suplentes dobrou em comparação a última eleição em decorrência da demanda.

— — —

Texto – Hudy Alves / Semasc

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here