Parceria entre prefeitura e TCE é fechada e escolas receberão projeto-piloto de ouvidorias

0
163
22.08.19 Semed e TCE assinam termo de parceria para implantação do projeto-piloto de ouvidorias nas escolas.rfotos: Lton Santos.

Prefeitura de Manaus, representada pela subsecretária de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Euzeni Araújo, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos, assinaram, na manhã desta quinta-feira, 22/8, o termo de parceria para a implantação neste ano de um projeto-piloto de ouvidoria nas escolas. A cerimônia ocorreu durante a abertura do 3º Simpósio Nacional de Ouvidorias do TCE-AM, no auditório do tribunal, localizado na avenida Efigênio Sales, bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

No total, o projeto será realizado em 14 unidades de ensino de todas as zonas de Manaus. A escola que vai receber o projeto-piloto deve ser escolhida nos próximos dias. Na cerimônia de assinatura, foram apresentados dois modelos: os projetos “Aluno-ouvidor”, com estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o “Pequeno ouvidor”, envolvendo os do 1º ao 5º ano. A ideia é dar voz aos estudantes para que eles possam medir sua satisfação com o ensino e a estrutura oferecidos.

Na Semed, as ouvidorias funcionariam como parte dos grêmios estudantis, que atuam como uma entidade representativa na gestão democrática na escola. A função é de auxiliar na mobilização e promoção das ações pedagógicas, que envolvem as áreas de desporto, comunicação, arte, cultura e lazer. Atualmente, existem 13 grêmios implantados na rede.

A subsecretária da Semed, Euzeni Araújo, disse que é uma honra para a rede municipal ser a primeira a desenvolver esse projeto junto com o TCE, pois acredita que será um grande sucesso com a participação dos alunos das escolas contempladas, como orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

“A educação no século 21 visa à formação integral dos estudantes, que vai além do seu desenvolvimento cognitivo, mas também o desenvolvimento social, afetivo, cultural e, portanto, atua para que esses estudantes saibam exercer o seu papel na sociedade contribuindo para a sua melhoria por meio do exercício de sua cidadania”, completou.

O conselheiro-ouvidor do TCE, Érico Desterro, ressaltou que o projeto tem um enfoque diferente e adaptado à faixa etária para incentivar desde cedo o espírito cidadão das crianças e jovens de participar ativamente no controle da sociedade e ter um posicionamento crítico dos fatos que acontecem ao seu redor.

“Nós estamos apostando muito nessa ideia, é um projeto pioneiro, nós escolhemos o município de Manaus, mas pretendemos tornar isso algo mais amplo, mas esperamos com essa parceria nós tenhamos bastante sucesso. Será o piloto inicial e a partir daí nós vamos para outras experiências com a Semed e o município de Manaus”, explicou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here