Prefeitura participa de reintegração de posse em invasão na APA Tarumã

0
299

Prefeitura de Manaus participou na manhã desta terça-feira, 13/8, da operação de reintegração de posse em um terreno particular situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. O cumprimento da ordem de reintegração foi realizado pela Polícia Militar. Centenas de armações e barracos, erguidos nas duas etapas da invasão, foram demolidos.

O foco foi constatado em abril deste ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), após recebimento de denúncias. O órgão comunicou a situação ao Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) e orientou o proprietário a tomar as medidas judiciais cabíveis.

Na época, foram realizadas diligências na área com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental e policiais da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). Além de estar situada na APA Tarumã-Ponta Negra, a propriedade, com aproximadamente 24 hectares, é cortada por um igarapé contribuinte do Tarumã-Açú e possui várias nascentes. Apesar das orientações de não retornarem ao local em função do impacto causado à área, os invasores ocuparam novamente.

De acordo com fiscais da Semmas, uma grande faixa de área com vegetação foi destruída. A ação foi acompanhada por representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), em razão da presença de indígenas provenientes dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga no local. O diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves, informou que a área continuará sendo monitorada pelos órgãos de controle para evitar que ocorram novas tentativas de ocupação. Além da Cidade das Luzes (zona Oeste), existem duas outras invasões de grande porte em andamento em Manaus – Monte Horebe (zona Norte) e Fábrica de Cimento Nassau (zona Leste), mas que, por estarem em área particular, dependem de ordem judicial de reintegração para serem desocupadas.

— — —

Fotos – Divulgação / Semmas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here