Governador Wilson Lima inaugura Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco, na Cachoeirinha, e lança campanha ambiental

0
885

Mais de 200 famílias serão beneficiadas com a nova estrutura, que conta com uma extensão total de 2.000 m²

O governador do Amazonas, Wilson Lima, inaugurou, nesta quarta-feira (31/07), o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco, localizado no bairro da Cachoeirinha, entre a rua Duque de Caxias e o Parque Residencial Mestre Chico II, na zona sul da cidade. O parque é uma obra do Governo do Estado – executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) – e pertence ao Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

A construção do parque em uma área do leito do igarapé Mestre Chico, vizinha ao Residencial Mestre Chico II, modificou o cenário do local, que se encontrava totalmente tomado pelo lixo, poluição e mau cheiro, há aproximadamente três décadas.

O parque conta com uma extensão total de 2.000 m² e está equipado com redes de esgoto e de drenagem, área de lazer com gangorras para as crianças, iluminação LED, meia quadra de basquete para a prática de arremessos, academia ao ar livre equipada com três pranchas para abdominal, três aparelhos de “leg press” e três simuladores de caminhada.

Sensibilização ambiental – Durante a entrega do parque, o governador Wilson Lima, acompanhado da primeira-dama Taiana Lima, lançou a campanha ambiental “Seja um amigo verde”. O objetivo é sensibilizar os moradores da área para a preservação e o cuidado com o espaço. Cada família da área recebeu uma placa de identificação na porta de sua residência.

“Aqui nesse parque estamos conversando com as famílias para que haja o comprometimento, inclusive estamos colocando uma plaquinha na frente de cada casa para que cada pessoa se torne responsável pelo seu espaço ali de conservação, de manutenção, para que seja um espaço em que as pessoas possam se reunir no final da tarde, como tem acontecido aqui, onde as crianças possam praticar seu esporte. No momento em que há essa ocupação do mobiliário urbano, eu diminuo e muito a questão a violência, ao mesmo tempo em que tenho uma valorização dessa área, que estava abandonada por mais de 30 anos”, afirmou o governador Wilson Lima.

A mobilização contou também com distribuição de cartilhas com dicas sobre os cuidados com as plantas e os benefícios de plantio de árvores na cidade. Esse projeto será estendido para todos os parques do Prosamim em Manaus, que estão sendo revitalizados.

“Nós estamos entregando esse parque que leva o nome de Oscarino e Peteleco. É uma homenagem que nós fazemos a um grande artista do nosso Estado, alguém que deixa um legado muito significativo. É importante fazer essa homenagem a ele para que nós nunca nos esqueçamos pelo que ele fez pelo nosso Estado e também pelo trabalho que ele teve, sua história de vida para driblar as dificuldades. Ele que morou aqui nesse bairro, então nada mais justo que nós homenagearmos o grande artista dessa forma”, destacou o governador.

Recursos – Foram investidos na obra o total de R$ 2.865.881,00, sendo 80% oriundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 20% de contrapartida do Governo do Estado. Mais de 200 famílias serão beneficiadas com a nova estrutura.

“Essa obra é uma meta do Prosamim 3, que foi assinado em 2012. Esse Parque Mestre Chico II foi inaugurado em 2016 e, desde então, essa área ficou pendente de requalificação. Onde nós estamos é um afluente do igarapé do Mestre Chico. Era uma área degradada, causava muitos problemas para os moradores e hoje está uma completamente requalificada”, explicou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Qualidade de vida – Os moradores do local ficaram contentes com o trabalho feito pelo Governo do Estado, como o aposentado Pedro Fernandes de Jesus, de 72 anos, que reside há 40 anos no Residencial Mestre Chico II. “Aqui era muito ruim, feio, cheio de lama, um lamaçal, a gente só andava nos quintais, mas fora disso não passava não. Era um chavascal que Deus o livre. Agora ficou muito bom, melhorou muito mesmo”, afirmou.

Para a aposentada Vera Fogaça, de 68 anos, que nasceu e vive no local até hoje, a obra é a realização de um sonho. “No começo da minha infância era maravilhoso, nós tínhamos cacimba, tinha tudo. Depois foi passando o tempo, e o pessoal foi invadindo, e a poluição veio. Às vezes, a gente não conseguia ficar no meu pátio de tanto mau cheiro. Mas aí veio esse programa, graças a Deus. É um sonho que nós estamos realizando”, relembra a aposentada.

Homenagem – O parque homenageia Oscarino Farias Varjão, mais conhecido pelo nome artístico Oscarino Farias, ventríloquo brasileiro com mais de 60 anos de carreira e que ficou conhecido nacionalmente por meio de seu personagem Peteleco. Sua criação é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas.

Oscarino Farias nasceu na comunidade Paraná do Xiborena, atualmente um dos distritos do município de Iranduba, em 1937. De origem simples, sua família mudou-se para Manaus em meados da década de 50. Oscarino foi engraxate na rua Marquês de Santa Cruz, no centro da capital amazonense, e morador do bairro da Praça 14, zona sul de Manaus.

Em 1957, aos 20 anos de idade, criou o boneco Peteleco, na casa de sua sogra, como forma de superar as dificuldades financeiras. Desde então, Oscarino passou a realizar apresentações em escolas, programas de rádios e TVs locais e nacionais. Oscarino faleceu em 15 de abril de 2018.

Os familiares do artista homenageado estiveram presentes durante a cerimônia e se emocionaram com a homenagem prestada pelo Governo do Estado. “Nós, da família, estamos muito agradecidos por essa grande homenagem que meu pai está recebendo e temos certeza que ele está orgulhoso“, afirmou Rafael Rodrigo, filho caçula de Oscarino.

FOTO: TIAGO CORRÊA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here