Prefeitura de Manaus proporciona aos idosos da Fundação Doutor Thomas um passeio ao Museu da Amazônia

0
1176
25.07.19. Prefeitura de Manaus proporciona aos idosos da Fundação Doutor Thomas um passeio ao Museu da Amazônia.rDivulgação FDT.

Idosos institucionalizados na Fundação Doutor Thomas tiveram uma manhã de lazer nesta quinta-feira, 25/7, promovida pela Prefeitura de Manaus. Eles foram levados para conhecer o Museu da Amazônia (Musa), localizado na avenida Uirapuru, s/nº, bairro Cidade de Deus, zona Leste. O passeio faz parte da programação do projeto “Cultura, Turismo e Lazer”, que uma vez por mês leva os idosos para visitar um ponto turístico da cidade.

“O objetivo do Projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ é levar aos idosos o conhecimento sobre nosso Estado de uma forma proveitosa em que eles se sintam bem. E estamos tendo resultados positivos. Passeios como esse garantem o bem-estar físico, mental e social. Eles esperam muito para a chegada deste dia e nós estamos felizes com o resultado obtido”, relatou a chefe de Atenção e Divisão de Saúde do Idoso, Michele Falcão.

Os idosos institucionalizados têm um calendário com várias visitas agendadas. A cada mês eles passeiam em um ponto turístico da cidade de Manaus. As escolhas dos locais são feitas por meio de reuniões realizadas com os próprios idosos. É feita uma divisão de acordo com o grau de locomoção de cada um, para que todos possam ter o maior aproveitamento dos passeios. Para os idosos de alta dependência, que não podem sair da instituição, foi montado um calendário diferenciado.

José Ribamar, 79, disse ter tido uma experiência diferente de todas as outras e relata o quanto se sentiu em casa com o ambiente visitado, “Me lembrei muito da minha adolescência, onde eu ia para a floresta observar e sentir o aroma único que só esse ambiente tem. Esse museu com certeza é um dos melhores lugares que já fui na vida” disse.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, destacou a importância dessas atividades na vida dos idosos institucionalizados. “A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, vem trabalhando fortemente em ações que intensifiquem ou despertem nesse público o interesse de aproveitar melhor o tempo de permanência na instituição, como nos orienta o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto. Projetos como esse estimulam os idosos a examinar a natureza e entrar em contato direto com fenômenos naturais e culturais da nossa Amazônia”, disse.

O Museu da Amazônia conhecido como Musa foi fundado em 2009 e visa o conhecimento científico e a valorização da cultura por meio da fauna e da flora, onde os animais crescem e se reproduzem. Equipado com torres para observar a floresta em diferentes alturas e tendas de exposição de culturas indígenas que mostram o passado e o presente, o ambiente é contemplado por promover o conhecimento e a conservação da biodiversidade amazônica.

Próximos passeios:

30/8 –  Ônibustur

27/9 –  Museu do Seringal

18/10 – Comunidade Indígena

29/11 – Povos da Amazônia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here