Escolas ribeirinhas recebem pela primeira vez o Festival Olímpico da educação infantil

0
700
23.07.19. Escolas Ribeirinhas recebem pela primeira vez o Festival Olímpico da Educação Infantil.rFotos: Eliton Santos.

O Festival Olímpico chegou às escolas ribeirinhas da Prefeitura de Manaus. Nesta terça-feira, 23/7, aproximadamente 120 crianças de seis unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que atendem a educação infantil, participaram da abertura do evento na escola municipal José Sobreira, localizada na comunidade Nossa Senhora de Fátima, no rio Negro. Estudantes das escolas Canaã 2, São José 1, Ebenézer, São Sebastião 2 e Dian Kelly também estiveram presentes. E nesta quarta-feira, 24/7, o Festival Olímpico continua nas escolas ribeirinhas, desta vez na escola indígena municipal Kanata T-Ykua, localizada na comunidade Três Unidos.

Foi a primeira vez que todas as escolas mistas da zona ribeirinha receberam o festival, que começou com o desfile simbólico do fogo olímpico. Logo depois, pais, alunos e todos que estavam na quadra participaram de um aquecimento especial comandado pela Caravana da Educação Física.

Durante a atividade, as crianças participaram de um circuito de aventura com ziguezague, chute ao gol, tiro com arco, tartaruga, salto em distância e cama de gato. Ao final do circuito, todas as crianças foram recompensadas com uma medalha.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Infantil, Alexandre Romano, a atividade cumpre o currículo da educação infantil de forma lúdica. “O que para muitos é brincadeira, para essas crianças é aprendizagem, porque a partir dessas atividades elas vão desenvolver, porque isso ajuda a formar o cérebro para o ensino fundamental”, explicou o professor, que também coordena a Caravana da Educação Física, que foi criada há cinco anos para fortalecer as interações e brincadeiras dentro das escolas.

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural foi a última a receber a caravana. “É uma ação de fundamental importância para nossas crianças, porque a atividade física é muito boa e elas podem aprender brincando. Esta integração tanto com as comunidades quanto com os pais e professores também é muito importante”, disse a chefe da DDZ Rural, Edilene Ferreira.

A dona de casa Rosimeire Souza, mãe da aluna Sofia Moraes, aprovou a atividade. “Queria agradecer e eu acho bom porque as crianças vão para outras escolas e interagem com muitas crianças. Elas brincam, ficam ansiosas e quando chegam aqui se divertem muito. Minha filha quase não dormiu pensando em vir para cá. Ela fica feliz e a gente fica junto”, comentou.

Festival olímpico


O festival olímpico será realizado em todos os 101 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Semed, coordenado pela Divisão de Educação Infantil (DEI) e com o apoio da Caravana da Educação Física até o final de junho. “Esta é uma das principais ações da Semed. Juntando todas as crianças, são atendidas 45 mil em 111 unidades de ensino”, pontuou Alexandre Romano.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here