JUÍZA CORREGEDORA DO TRF1 CONCEDE HABEAS CORPUS LIBERANDO NEJMI AZIZ

0
1416

A ex-primeira-dama Nejmi Aziz, presa na operação Vertex, foi solta na noite deste domingo, 21/7. O alvará de soltura foi concedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Nejmi foi presa na manhã de sexta-feira (19) pela Polícia Federal e estava no Centro de Detenção Provisória Feminina (CDPF), no KM 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista).

“Os fundamentos apresentados na decisão impugnada não revelam a imprescindibilidade da prisão temporária, não se prestando para tanto alegações genéricas de que se visa evitar ‘eventual destruição de provas e outros embaraços às diligências policiais”, justificou a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, que atendeu parcialmente o pedido de Habeas Corpus.

Operação Vertex A Vertex é um desdobramento da operação Maus Caminhos, que desde 2016 apura desvios de recursos públicos no sistema de Saúde do Amazonas. Oito mandados de prisão temporária foram cumpridos em Manaus, durante a operação Vertex, na manhã de sexta-feira, dia 19/7.

A operação investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência à organização criminosa. Um outro mandado de prisão foi cumprido no Distrito Federal. Carros de luxo e bens de alto valor foram apreendidos, mas o volume de bens não foi divulgado. A investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da Operação Maus Caminhos, em razão de indícios detectados de recebimentos de vantagens indevidas pelo ex-governador Omar Aziz, que por exercer o cargo de senador poderia ter direito a foro privilegiado no STF. Além de Nejmi, esposa de Omar, foram presos três irmãos do senador, que estão no Centro de Detenção Provisória Masculino. Até o momento, não foram expedidos alvarás de soltura para eles

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here