Seduc-AM e Ifam firmam parceria para educação profissional de estudantes em Iranduba

0
537

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) oficializou, nesta sexta-feira (05/07), um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) que incluirá a educação profissional na formação de alunos do Ensino Médio no município de Iranduba, localizado a 27 quilômetros de Manaus. O documento foi assinado em reunião entre o secretário de Educação, Luiz Castro, e o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco. A integração entre as duas instituições deverá entrar em vigência ainda no segundo semestre.

De acordo com o reitor do Ifam, a parceria simboliza um momento histórico para a educação profissional no Amazonas. “Hoje, damos início a mais um desafio, que é a introdução do campus do Instituto em Iranduba. Acabamos de firmar uma colaboração em que a Seduc-AM cederá uma infraestrutura física para o funcionamento do espaço. Esta ação só é possível, neste momento, em função do apoio do nosso secretário de Educação”, afirmou Antonio.

Para Luiz Castro, a cessão do espaço por parte do Estado para que se inicie a implantação do projeto federal representa uma vitória importante para o Amazonas. “Ficamos muito animados com essa parceria, pois entendemos que precisamos otimizar os espaços educacionais no Amazonas. O Ifam é um aliado indispensável e, juntos, teremos o desafio de implantar o Novo Ensino Médio, da nova Base Nacional Comum Curricular, no Estado. Vamos aproveitar essa integração para incluir a educação profissional na formação de nossos alunos, principalmente os do Ensino Médio”, reforçou o secretário de Educação.

A partir de agora, o Ifam trabalha para formatar a equipe que assumirá o campus e finalizar um projeto pedagógico de cursos técnicos subsequentes voltados a alunos egressos. “Muito em breve, neste segundo semestre, queremos lançar o edital de seleção para esses estudantes. Vamos trabalhar em conjunto com a Seduc-AM para fazer um trabalho inicial experimental e, posteriormente, aperfeiçoá-lo de forma que o aluno seja beneficiado, especialmente os do Ensino Médio”, pontuou o reitor do Instituto.

Desafios – Antonio Venâncio conta que a etapa inicial da parceria com a Seduc-AM foi vencida, mas reconhece, também, que outros desafios estão por vir. “O processo está apenas começando e os desafios são muitos: temos de consolidar um quadro de servidores e um espaço para fazermos investimentos, dentre outros obstáculos. São etapas que, juntos, venceremos”, destacou.

Com a iniciativa, Luiz Castro espera dar início a um novo momento da educação básica no Amazonas – estreitando, cada vez mais, a relação da Seduc-AM com instituições de nível superior do Estado.

“A educação profissional será fortalecida no Ensino Médio, e queremos compartilhar esse desafio com o Ifam não somente em Iranduba. Temos outras unidades do Instituto em que pretendemos implementar este protótipo. Esperamos que essa parceria sirva de instrumento e abra um caminho para promover novas colaborações”, finalizou o secretário de Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here