Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa discute sobre os desafios de envelhecer

0
3368
05.06.19 V Conferência Municipal discute sobre os Desafios de Envelhecer e o Papel das Politicas Públicas.rDivulgação FDT.

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Politicas Públicas”, o Conselho Municipal do Idoso (CMI), em parceria com a Fundação Doutor Thomas, realizará nos dias 13 e 14/6, das 8h às 17h, a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças.

O evento municipal segue o tema proposto pelo Conselho Nacional do Idoso, o qual viabiliza a Conferência Nacional dos direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá até dezembro de 2019 no Distrito Federal. O tema escolhido, “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Politicas Públicas”, abordará a consolidação dos direitos da pessoa idosa.

A Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa é realizada desde 2006 e acontece também em âmbito municipal e estadual. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Márcia Santos, o evento representa um passo decisivo na atualização da Política Nacional do Idoso. “É um evento democrático referente às politicas públicas voltadas para a pessoa idosa que, remete a discussões sobre o comprometimento da sociedade, dos próprios idosos, gestores de políticas públicas e conselheiros, visando avaliar e oferecer propostas que possam melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade em Manaus”, disse.

Para a diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, além de tratar dos desafios de envelhecer no século XXI, as atividades colocam em destaque o trabalho que vem sendo feito para conscientizar a população sobre a violência contra a pessoa idosa. “A parceria com o Conselho Municipal do Idoso vem fortalecendo a Politica Municipal do Idoso em Manaus, criando mecanismos necessários que garantam ao idoso a proteção aos seus direitos sociais, tais como moradia, saúde, lazer e outros. Qualquer tipo de violência deve ser denunciado, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência, financeira ou econômica, autonegligência, medicamentosa, emocional e social. Denuncie, ligue para o Disque Direitos Humanos 100 ou Disque Idoso 165″,destacou.

Programação:

Quinta-feira (13 de junho)

Local: Auditório do Parque Municipal do Idoso

8h – Credenciamento (por eixos) / Coffee Breack

9h às 9h30 – Abertura solene

Hino Nacional com os idosos do PMI

Palavras da presidente do Conselho Municipal do Idoso, gestora da Política Municipal do Idoso e chefe do Poder Executivo

9h30 às 10h30 – Palestra magna – Dra. Simone Baçal- UFAM.

10h30 às 11h30 – Perguntas ao palestrante

11h30 às 14h – Almoço

14h às 17h – Apresentação e aprovação do Regimento Interno

17h – Encerramento

Sexta-feira (14 de junho)

Local: Auditório do Parque Municipal do Idoso

8h às 9h – Coffee Breack

9h às 11h – Apresentação dos facilitadores sobre cada eixo

Eixo I: Direitos Fundamentais na Construção/ Efetivação das Políticas Públicas – Sala Papoula (30 pessoas) I. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Eixo II: Educação: Assegurando Direitos e Emancipação Humana – sala Orquídea (30 pessoas)

Eixo III: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idoso – Sala Margarida (30 pessoas)

Eixo IV: Os Conselhos de Direitos: Seu Papel na Efetivação do Controle Social na Geração e Implementação das Políticas Públicas – Sala Vitória Régia (30 pessoas).

11h às 12h – Plenária Final com Votação das Deliberações

12h às 12h30 – Explanação da metodologia e elaboração dos relatórios

12h30 às 14h – Almoço

14h às 15h – Conclusão dos relatórios dos grupos e entrega das avaliações aos facilitadores

15h às 16h – Apresentação à plenária dos relatórios dos grupos pelos relatores

16h às 17h – Votação dos delegados para a Conferência Estadual

17h – Encerramento (Apresentação Cultural) / Coffee Break

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here