Sétima edição dos Jogos Interculturais Indígenas começa no próximo fim de semana

0
1

Em busca de valorizar e incentivar a prática de esportes tradicionais entre os povos indígenas, a Prefeitura de Manaus realizará a 7ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas, nos dias 29 e 30 de abril, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na zona Rural de Manaus.

Aproximadamente 1 mil indígenas participarão de mais de dez modalidades esportivas, como futebol, vôlei, corrida de 100m, zarabatana, corrida de tronco, cabo de guerra, apresentação de luta marajoara, entre outras.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Mário Barros, ressaltou a importância dos jogos para a população indígena. “Os Jogos Interculturais Indígenas funcionam como uma das mais importantes manifestações culturais do Amazonas. Envolve mais de 20 tipos de etnias e se transforma em uma grande celebração de paz e equilíbrio entre as sociedades tribais”.

De acordo com o gerente de atividades especiais da Semjel, Ewerson Carvalho, o evento contará com estrutura adequada para as atividades. “Tínhamos pensado em trazer os jogos para a Ponta Negra, mas em visita à Comunidade do Livramento vimos que lá é o melhor local para os indígenas. É na casa deles e eles se sentirão mais a vontade lá”, destacou Carvalho.

Texto: Fábio Leite

Fotos: Mauro Smith/Semjel

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA