Escolas destaques são reconhecidas no concurso Horta Escolar ‘Plantando Sabores e Saberes’

0
27

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta terça-feira, 7/11, a premiação da Escola Municipal Erasmo Linhares, vencedora do Primeiro Concurso de Horta Escolar ‘Plantando Sabores e Saberes’. Participaram do concurso, coordenado pela Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), 14 unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre Urbanas, Rurais Rodoviárias e Ribeirinhas. As premiações para a segunda e terceira colocada acontecem ainda nesta semana.

 

A unidade vencedora recebeu um certificado de honra ao mérito e um troféu de primeiro lugar, além de um kit de material agrícola, que ajudará na manutenção da horta. As outras duas unidades também receberão o kit. A escolha das vencedoras foi baseada em critérios de classificação, que iam desde o manuseio do cultivo, recursos utilizados na manutenção da horta, utilização do espaço como laboratório e colheita e utilização das verduras plantadas nas refeições da escola.

 

A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, juntamente com a chefe da DAGE, Jussara Marques, a chefe do Departamento Geral dos Distritos (DEGD), Gérnia Santos, e os gerentes pedagógico e administrativo da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Anderson Rodrigues e Nubia Picanço, estiveram presentes no evento.

 

Kátia Schweickardt destacou a importância do desenvolvimento desse tipo de projeto nas unidades de ensino, uma vez que auxiliam significativamente no processo de aprendizagem dos estudantes. “Estamos garantindo o direito das crianças de aprender. Não estamos negando que ainda falta muito para conseguirmos uma educação de excelência, mas lutamos, oferecendo alternativas como essa, para conseguirmos sempre o melhor e isso se deve ao esforço dos nossos mais de 12 mil professores, além do trabalho dos gestores e de toda equipe da Semed”, comentou a secretária.

 

Segundo a gestora da escola, Socorro Lopes, participar do concurso foi uma decisão tomada junto com professores e alunos, que logo decidiram como seria o trabalho na horta. “Quando nós decidimos encarar esse desafio, logo montamos um plano de ação, todas as salas se dividiram em mudas e outras em adubos, daí fizemos uma programação para o plantio e manutenção da horta e hoje utilizamos nas nossas refeições tudo o que é plantado”.

 

Arthur Marinho, 9, aluno do 4º ano, confirma que cuida e come as verduras e legumes plantados na horta e diz que antes não tinha o hábito de comer salada. Ele explica, ainda, o seu trabalho na ação. “Eu colhia, regava e também observava se as verduras já estavam prontas para consumo. Antes disso, eu sempre deixava as verduras de lado no prato, mas agora eu sei da importância em comer esses produtos”, disse o aluno.

 

De acordo com a chefe da Dage, Jussara Marques, a ideia do concurso foi uma forma de sensibilizar a comunidade escolar, pais e responsáveis dos alunos para uma alimentação saudável e tirar o estudante da sala de aula, utilizando a horta como uma ferramenta de aprendizagem.

 

O projeto

 

As hortas escolares foram implantadas nas unidades da Semed, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) Sustentável, do Ministério de Educação (MEC). Ao todo, 41 unidades escolares aderiram ao programa e já estão cultivando e colhendo alimentos como couve, cebolinha, alface, pimenta de cheiro, pepino, coentro, tomate, entre outros, que são utilizados no complemento da merenda escolar, além do espaço também ser utilizado como laboratório vivo de aprendizagem para outras disciplinas.

 

O objetivo do programa é fortalecer a relação entre a educação e a saúde, gerando um ambiente saudável, estabelecendo contato com a natureza e um maior conhecimento do que a mesma pode trazer para a saúde.

 

Classificação das escolas

1º Escola Municipal Erasmos Linhares

Bairro: Parques das Nações

 

2º Escola Municipal Padre Calleri

Rodoviária: BR-174

 

3º Escola Municipal Professora Marly Garganta

Bairro: Monte das Oliveiras

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here