Luz Para Todos chega à etapa final de instalação da rede de distribuição na RDS do Tupé

0
163

O Programa Luz Para Todos, desenvolvido pelo Governo Federal, chega à etapa final de implantação das redes de distribuição de energia elétrica na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé — área gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

O trabalho de implantação da rede teve o acompanhamento constante da prefeitura, no processo de resolução de conflitos e sugestões de melhorias feitas de modo participativo pelos moradores das comunidades.

 

“A finalização do processo de substituição da energia é um avanço do ponto de vista ambiental, por conta da substituição das fontes energéticas, e social, uma vez que permitirá um maior conforto por parte dos moradores, que passarão a ter fornecimento constante de energia e a possibilidade de instalação de atividades que contribuam na geração de renda das famílias”, afirmou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

 

Antes, a energia era fornecida por um período específico, a partir do funcionamento de gerador, à base de combustão de diesel. Com a instalação das redes, as comunidades passam a ser abastecidas por energia proveniente da Hidrelétrica de Balbina, do Linhão de Tucuruí e Termelétrica de Manaus. Atualmente, 20 técnicos trabalham nas instalações finais na RDS do Tupé.

 

O secretário da Semmas, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, ressalta que a importância da articulação institucional junto à Eletrobras Amazonas Energia.  “Seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto e do vice Marcos Rotta, priorizamos o atendimento das demandas sociais das comunidades, contando com a parceria do Conselho Deliberativo da RDS do Tupé, que funcionou como instância de diálogo entre os moradores, a Semmas e a empresa”, afirmou.

 

 

Trabalho

Desde a semana passada, técnicos da empresa Intec Instalações, terceirizada da Eletrobras Amazonas Energia, estão na comunidade São João do Tupé fazendo a instalação de postes e transformadores que permitirão o atendimento a todos os domicílios da comunidade. Desde a implantação do programa na RDS, há 11 anos, já são 600 domicílios atendidos.

 

Nesta etapa, serão contemplados 75 domicílios na comunidade São João do Tupé e outros 13 na comunidade do Tatu. As demais comunidades já estão plenamente atendidas. De acordo com o gerente de Obras do Luz Para Todos, da Eletrobras Amazonas Energia, Fábio Andrade Conceição, novas unidades habitacionais construídas nas comunidades depois da passagem da primeira etapa da eletrificação deverão ser atendidas no ano que vem. “Este ano, já temos solicitações a serem atendidas e a previsão é de que até o final de dezembro possamos concluir a segunda etapa”, afirmou ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here